Notícias

Servidor do INSS é agredido dentro de agência em Goiânia; SINTFESP exige reforço imediato na segurança

Um servidor público de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 73 anos, foi brutalmente agredido na manhã desta segunda-feira, 2 de março, dentro da Agência Goiânia-Oeste, localizada no Setor Castelo Branco, na capital.

De acordo com informações repassadas pela dirigente do SINTFESP-GO/TO e assistente social da autarquia, Grete Tirloni, a agressão foi praticada pelo acompanhante de uma requerente que estava em atendimento na unidade. O agressor, que é policial civil, iniciou agressões verbais durante o atendimento realizado por outro servidor e chegou a exibir uma arma de fogo, levando o trabalhador a se retirar do guichê por receio de ser alvejado.

Na sequência, o policial civil invadiu o espaço interno da agência e atacou um servidor que sequer participava do atendimento da beneficiária. O trabalhador foi derrubado e agredido com chutes no rosto. Segundo relato, o agressor chegou a sacar a arma e só não efetuou disparos porque foi contido pelo próprio pai, que o acompanhava no momento da violência.
O caso será registrado na Central-Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão da Polícia Civil de Goiás e também na Polícia Federal.

Sindicato cobra providências imediatas

Diante da gravidade do ocorrido, o SINTFESP-GO/TO divulgou Nota de Repúdio e Exigência de Providências, cobrando do INSS o reforço urgente da segurança na Agência Goiânia-Oeste — uma das maiores e de maior fluxo da capital.

Para o sindicato, o episódio evidencia não apenas a escalada de violência nas unidades de atendimento, mas também os impactos do corte de investimentos no serviço público, que resultaram, nos últimos anos, na redução do número de vigilantes nas Agências da Previdência Social.

A entidade informou que solicitará formalmente providências à Gerente Executiva do INSS em Goiânia, Isabel Cristina Leal Arruda, e seguirá acompanhando o caso.
 

Confira a íntegra da Nota de Repúdio:


NOTA DE REPÚDIO E EXIGÊNCIA DE PROVIDÊNCIAS

O SINTFESP-GO/TO manifesta seu mais veemente repúdio à grave agressão sofrida por um servidor público de carreira do INSS, de 73 anos de idade, lotado na Agência Goiânia-Oeste, no Setor Castelo Branco, na manhã desta segunda-feira, 2 de março.

De acordo com informações da dirigente do sindicato e assistente social da autarquia, Grete Tirloni, o servidor foi violentamente atacado pelo acompanhante de uma requerente. O agressor, que é policial civil, passou a proferir agressões verbais enquanto a beneficiária era atendida por outro servidor e, em determinado momento, exibiu uma arma de fogo, levando o atendente a se retirar do guichê por receio de ser alvejado.

Na sequência, o policial civil invadiu o espaço interno da agência e atacou um servidor que sequer participava do atendimento da requerente, derrubando-o e desferindo chutes em seu rosto após jogá-lo ao chão. Segundo relato, ele chegou a sacar a arma e só não efetuou disparos porque foi contido pelo próprio pai, que o acompanhava no momento da agressão.

O caso será registrado na Central-Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão da Polícia Civil-GO e também na Polícia Federal.

É inadmissível que servidores e servidoras públicas, no exercício regular de suas funções, sejam submetidos a situações de violência física e ameaça armada dentro do ambiente de trabalho. A escalada de agressões nas agências do INSS revela a urgente necessidade de medidas concretas para garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores e da população que busca atendimento.

Tal fato também evidencia as consequências do corte de investimentos no serviço público, uma vez que, nos últimos anos, houve redução do número de vigilantes nas Agências da Previdência Social.
O SINTFESP-GO/TO exige que o INSS em Goiânia adote, com urgência, o reforço do sistema de segurança na Agência Goiânia-Oeste — uma das maiores e de maior fluxo da capital — incluindo a avaliação das condições de vigilância, controle de acesso e protocolos de prevenção a situações de risco.

Providências formais serão solicitadas ainda hoje à Gerente Executiva do INSS em Goiânia, Isabel Cristina Leal Arruda.

O sindicato seguirá acompanhando o caso e não aceitará que a violência seja naturalizada nos espaços de atendimento público.
 

Goiânia, 2 de março de 2026.
 

SINTFESP-GO/TO
Diretoria Colegiada

 

Assessoria de Comunicação: Cláudio Marques – MTE 1534
imprensa.sintfesp@gmail.com
Instagram: @sintfesp_oficial
Facebook: @sintfesp
Site: sintfesp.org.br


02/03/2026

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

sintfesp@sintfesp.org.br

Secretaria: (62) 994045229 e (62) 39218450
Jurídico: (62) 94044945