Notícias

Valeu a luta: Câmara aprova piso salarial nacional da enfermagem

Texto define o valor de R$ 4.750 como salário mínimo inicial para os enfermeiros. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

 

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 4 de maio, por 449 a favor e apenas 12 contrários, o projeto de lei (PL 2564/20), do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

Pelo texto aprovado, que segue para sanção presidencial, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

A aprovação do piso salarial foi celebrada com muita alegria por parlamentares e por profissionais e organizações da enfermagem de todo o País, que lotaram a galeria da Câmara para acompanhar a votação.

A mobilização que garantiu aprovação do piso foi realizada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, do qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) faz parte.

“Esta luta pelo piso salarial da enfermagem, a valorização do trabalho, a valorização deste profissional, a sua valorização técnica são muito importantes para a saúde do brasileiro. É uma categoria estratégica para a saúde no Brasil. Nós sabemos que no SUS há várias categorias que atuam dentro do sistema, mas, sem dúvida, a enfermagem é estratégica. Vamos aprovar este projeto sem vetos. E depois temos mais luta. A luta não terminou. Vamos pedir a redução da jornada de trabalho para 30 horas para todos enfermeiros do país. Está é nossa luta. Está é nossa agenda. Está é a agenda da CNTSS/CUT. Temos que valorizar a importância do SUS, da enfermagem e deste trabalhador para a vida e a saúde do povo brasileiro, destaca o presidente da Confederação, Benedito Augusto.

Atualização

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

A mobilização das/os profissionais/trabalhadores/as da enfermagem precisa continuar, para garantir que não haja veto do presidente da República.

 

Fontes: Agência Câmara/Bancada do PT na Câmara/CNTSS/CUT

 

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


06/05/2022

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br