Notícias

Sintfesp e Geap promovem oficina de vivência e autoconhecimento

A oficina “Olhar, cuidar e bem viver” tem como público-alvo servidores/as aposentadas/os do Ministério da Saúde e do INSS, da base do Sintfesp-Go/To e vai ocorrer sempre na última quarta-feira de cada mês, como parte da já tradicional reunião de aposentadas/os.

 

O Sintfesp-Go/To, em parceria com a Geap (plano de saúde das/os servidoras/es aposentadas/os do Ministério da Saúde e do INSS em Goiás), realiza a oficina “Olhar, cuidar e bem viver”, com a facilitadora, terapeuta e professora Joana Darc Aguiar. As sessões vão ocorrer sempre às 15 horas, na última quarta-feira de cada mês, a primeira já agendada para 27 de março, no auditório do Sintfesp.
As sessões da oficina ocorrerão sempre no início das reuniões mensais de aposentadas e aposentados, no auditório do Sintfesp, que terão na sequência o tradicional Parabéns Pra Você, em comemoração aos aniversários do mês.

O que é a oficina “Olhar, cuidar e bem viver”

A oficina é uma proposta de trabalho que visa oferecer às/aos servidoras/es aposentadas/os da Saúde e do INSS, bem como aos que estão em fase de pré aposentadoria, da base de representação do Sintfesp-Go/To, a oportunidade de uma nova abordagem  sobre  o conceito de  aposentadoria e o processo de envelhecimento saudável e criativo.

Para isso será incorporado neste trabalho UM NOVO OLHAR sobre  o cuidado com o corpo, com as emoções dos aposentados e aposentadas, seus anseios, intenções e desafios que se apresentam neste novo ciclo de suas vidas.

Basicamente, busca estimular O CUIDADO em fortalecer a autoestima, o empoderamento, a autonomia e o empenho por ressignificar relações nos espaços de convivência. Busca igualmente oferecer instrumentos que possam tornar o seu cotidiano mais interessante, incluindo rotinas mais atrativas e prazerosas, momentos de lazer com maior freqüência, o que por si só já melhora a qualidade de vida e constrói um programa para o BEM VIVER.

O eixo central da proposta é a realização de atividades em grupo, de tecnologias de convivência, de práticas de comunicação não violenta, de estímulo à criatividade, de vivências de relaxamento,  de  auto-observação e consciência corporal.
Eventualmente, surgindo demanda do grupo, poderão ser vivenciados “movimentos consteladores” como forma de superar conflitos e favorecer o autoconhecimento.

No Brasil, um número muito alto de trabalhadoras/es em saúde, educação e segurança sofrem de exaustão emocional. São trabalhadoras/es que atuam na área do cuidado social e não dispõem dos recursos para atender à demanda da população. O estresse acumulado ao longo de décadas chega com a aposentadoria na forma de doenças psicossomáticas, incluindo transtornos diversos como depressão, ansiedade, doenças autoimunes, síndrome de pânico, dentre outros.

Olhar a própria vida neste novo ciclo da existência pode ser algo prazeroso e desafiador. Reconhecer a importância do trabalho que exerceu e, por isso, se orgulhar, cuidar da própria saúde e do bem estar de suas relações pode ser o segredo do Bem Viver. Este é o desafio deste momento histórico e o propósito essencial deste projeto.

A quem se destina

Servidoras/es aposentadas e aposentados da Saúde e Previdência, bem como os que se encontram em fase de pré aposentadoria.

Como será vivenciada

A oficina é um processo de construção coletiva. A partir das demandas e temas emergentes será constituída uma proposta de trabalho que contemple ao máximo possível os anseios do grupo.

Expectativa quanto aos resultados

A expectativa da terapeuta facilitadora é que se estabeleça um processo de empatia entre as/os participantes, que se amplie a capacidade de escuta acolhedora e a consciência corporal e que se construa um diálogo fraterno e acolhedor em todo o processo. Na primeira oficina serão colhidas as expectativas e temas de interesse do grupo.

Qual a periodicidade

A oficina vai ocorrer na última quarta-feira de cada mês. Ao final de cada sessão a/o participante vai escolher para si um propósito para tornar seu cotidiano mais dinâmico e prazeroso.

 

Sintfesp-Go/To

Assessoria de Comunicação

Cláudio Marques - DRT 1534

 

*com informações da terapeuta Joana Darc Aguiar.


18/03/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br