Notícias

Fenasps, Condsef e CNTSS/CUT têm intensa agenda de organização de nossa luta, neste final de semana

Servidores Públicos Federais (SPFs), em especial os representados pela Fenasps, Condsef e pela CNTSS/CUT têm importantes agendas de organização de nossa luta neste final de semana. Além de reunião da diretoria e plenária da Fenasps, vão ocorrer dois encontros nacionais – um dos Trabalhadores em Seguridade Social e outro dos Trabalhadores do Seguro Social. Será realizado ainda o Seminário Nacional dos Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego. Sem dúvida um dos assuntos a serem tratados é a Portaria 193, do Ministério do Planejamento, publicada dia 3 de julho no D.O.U, que na acelera a devastação do funcionalismo, permitindo de forma autoritária o remanejamento de 1,2 milhões de servidores. Representarão os servidores do Ministério da Saúde e do INSS de Goiás e Tocantins nessa intensa agenda de organização de nossas lutas, neste final de semana, as assistentes sociais Ana Ângela Brasil e Grete Nair, eleitas em assembleia convocada e realizada ontem pelo Sintfesp-Go/To. Já nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS/CUT realizará reunião com lideranças dos sindicatos estaduais de sua base. A representante do Sintfesp-Go/To será a também diretora da Confederação, Terezinha de Jesus Aguiar.

 

Fenaps 1

Na tarde desta sexta-feira, a partir das 14 horas, em Brasília, ocorre reunião da diretoria da Fenasps. Os sindicalistas colocarão em dia informações sobre as audiências na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP-INSS), as reuniões da Mesa de Negociação do SUS, do Coletivo Jurídico das entidades que compõem o Fonasefe e o Fonacate, sobre a audiência pública que houve na Câmara dos Deputados sobre Avaliação Biopsicossocial do INSS e a realizada na Comissão de Direitos Humanos do Senado “A Seguridade Social nos trinta anos da Constituição Federal”, além das atividades e Campanha Salarial dos SPFs.

A pauta inclui a avaliação da conjuntura e elaboração de nosso plano de lutas. Neste caso, sem dúvida um dos assuntos a serem tratados é a Portaria 193, do Ministério do Planejamento, publicada dia 3 de julho no D.O.U, que na acelera a devastação do funcionalismo, permitindo de forma autoritária o remanejamento de 1,2 milhões de servidores. Geap, Capesaúde, Fundação Viva Previdência/Pecúlio e a organização de Encontros Setoriais também compõem a pauta da reunião.

Seguridade Social

Convocado pela Secretaria de Organização da Fenasps, o Encontro Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social será realizado dia 7, a partir das 10 horas, no Hotel Nacional, em Brasília. Estarão em pauta os mesmos assuntos tratados na reunião da diretoria da Fenasps, com destaque para a análise de conjuntura e plano de luta, acordo de greve de 2015 e a regulamentação e instalação do Comitê Gestor; a avaliação do movimento sobre a resposta do governo referente à pauta de reivindicações da categoria; além do nosso calendário de mobilização.

Seguro Social

No mesmo dia, local e horário, será realizado o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Seguro Social, cuja pauta envolve informes sobre as audiências no MDS, na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, a Campanha Salarial de 2018, nossa data-base e o INSS Digital, com destaque para os problemas recentes envolvendo o SIASS e o desmonte do serviço de perícias médicas para servidores. Uma avaliação sobre o cenário, nossa mobilização e as estratégias de luta, além de temas específicos como Geap, Capesaúde, Fundação Viva Previdência/Pecúlio, também estarão em debate.

Trabalho e Emprego

Neste momento em que o Ministério do Trabalho e Emprego volta para o “olho do furacão”, com denúncias de corrupção envolvendo ministro e funcionários de alta confiança da Pasta, a Fenasps, a Condsef e a CNTSS/CUT realizam seminário nacional dos Servidores do MTE, que começou agora cedo e se estende até amanhã, na sede da Fenasps, em Brasília. Na pauta: apresentação dos projetos relacionados com a estrutura do Ministério; apresentação do projeto de reestruturação dos Sines; apresentação e posicionamentos das entidades nacionais; trabalho em grupo para estabelecer estratégias para o enfrentamento dos ataques ao serviço e aos servidores públicos. Uma plenária final deliberará os encaminhamentos.

Fenasps 2

Uma plenária da Fenasps, no domingo, dia 8 de julho, com a participação de delegadas e delegados eleitos em assembleias gerais nos estados, fechará esse intenso ciclo de atividades de organização. As assistentes sociais do INSS Ana Ângela Brasil – que também é presidenta do CRESS Goiás – e Grete Nair foram eleitas na assembleia geral realizada ontem à tarde, na sede do Sintfesp, para representar trabalhadores e trabalhadoras do Ministério da Saúde e do INSS de Goiás e Tocantins.

CNTSS/CUT

Já nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS/CUT realizará reunião com lideranças dos sindicatos estaduais de sua base. A representante do Sintfesp-Go/To será a também diretora da Confederação, Terezinha de Jesus Aguiar.

 

Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques (MTE 1534)


06/07/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br