Notícias

Servidores públicos ocupam Brasília nesta terça-feira, em defesa do trabalho e por serviços públicos de qualidade

Lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins – Sintfesp-GO/TO participam desse ato nacional e também de reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP-MS).

 

As entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – FONASEFE e o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado – FONACATE intensificaram a agenda de lutas em defesa do serviço público.

Milhares de servidores públicos prometem ocupar a Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF, numa caravana nacional, nesta terça-feira, dia 28 de novembro. A Fasubra, Fisco, entre outras entidades, já estão em greve e a intenção é paralisar todo o funcionalismo, num protesto contra os ataques do governo Temer ao setor.

Segundo o Fonasefe, reunidos na última semana, em Brasília, os colegiados definiram um calendário de lutas contra os ataques promovidos pelo governo Temer à categoria. A Medida Provisória 805/17 e a EC 95/2016 são os principais alvos das manifestações dos servidores. Desta ocupação, representarão o Sintfesp, Mara Regina, Mauro Mota e Wilma Almeida.

A MP 805/17 adia reajustes e aumenta a contribuição previdenciária de servidores públicos. E a EC 95/2016 retira recursos de despesas primárias, que são os gastos com a máquina pública e os serviços públicos ofertados à sociedade. Na prática, congela por 20 anos muitos investimentos sociais.


Mesa de Negociação do Ministério da Saúde

Na terça e na quarta, a dirigente do Sintfesp e da CNTSS/CUT, Terezinha Aguiar e a diretora do sindicato, Valdina Millioli, participam de reunião ordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP-MS). Estarão em pauta no Grupo de Trabalho de Carreira e Jornada de trinta horas: Gratificação de Atividades em Saúde – Gratificação de Qualificação – Gratificação de Titulação.

Segundo Pablo Marcos, Coordenador de Gestão de Pessoas do ministério, estas demandas estão sendo debatidas no Ministério do Planejamento e na reunião do Grupo de Trabalho de Carreira e Jornada de trinta horas, dia 29/11, serão repassadas informações mais detalhadas.

Também no dia 29 haverá um ato das entidades no judiciário para questionar a constitucionalidade dessas e de outras medidas.

 

Assembleia

Para o dia 5 de dezembro está prevista uma Greve Nacional que vem sendo convocada por 8 centrais sindicais, federações, confederações e sindicatos. Visando organizar a participação dos trabalhadores do Ministério da Saúde e do INSS, o Sintfesp convocou assembleia geral da categoria para a próxima quinta-feira, 30 de novembro, no auditório do NEMS - Rua 82, Praça Cívica, em Goiânia. Na pauta, além da adesão à greve nacional, a eleição delegad@s para plenária da Fenasps que ocorre dia 3 de dezembro, em Brasília.

 

Reivindicações do Fonasefe e Fonacate:

- Em defesa dos serviços públicos de qualidade para a população;

- Revogação e retirada de todas as MPs e PLs que atacam o funcionalismo (Ex: MPs 805 e 792/ 2017; PL 116/2017);

- Não à reestruturação das carreiras do funcionalismo!

- Não à reforma da previdência!

- Revogação da EC 95/16, Não à reforma do Ensino Médio, Não à reforma trabalhista, pelo fim das terceirizações;

- Contra as privatizações, não à entrega do patrimônio público!

- Abaixo o ajuste fiscal contra os trabalhadores / Que os bancos e as grandes fortunas paguem pela crise!

-Nenhum direito a menos!

 

*com informações do Fonasefe e Fonacate

 

Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques (MTE 1534)
(62) 32248232

 


 


27/11/2017

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br