Notícias

23º Grito dos Excluídos defenderá Direitos e Democracia

Ato em Goiânia será realizado no CAIC do Jardim Curitiba I, na Região Noroeste, a partir das 16 horas.

 

Nesta quinta-feira, feriado de 7 de Setembro, data na qual oficialmente se comemora a independência política do Brasil, movimentos sociais de todo o país voltam a ocupar as ruas em defesa de direitos e por democracia. O 23º Grito dos Excluídos, ato de caráter ecumênico e apartidário, questiona e denuncia as várias formas de desigualdades do país, apontando qual o real papel do Estado diante das exclusões. O lema deste ano será: “Por Direitos e Democracia, a luta é todo dia”.

Em Goiânia, segundo o Fórum do Grito dos/as Excluídos/as, o ato ocorrerá na praça do CAIC do Jardim Curitiba I, na Região Noroeste da cidade, a partir das 16 horas. A programação inclui atividades culturais, assembleia popular e a simulação de um Tribunal Popular do governo Temer.

Segundo o documento que norteia os atos, divulgado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “os direitos e os avanços democráticos no Brasil, conquistados nas últimas décadas, são fruto das lutas populares. Nossa Constituição Federal de 1988 é um exemplo. Porém, hoje, vários direitos sociais, garantidos pela Constituição, correm o risco de serem usurpados por um congresso, judiciário e executivo que defendem os interesses de bancadas que só pensam em manter seu status quo de poder e de benefícios pessoais”.


A entidade religiosa ratifica ainda que “a sociedade precisa despertar para a organização popular, a resistência e a solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras, camponeses e camponesas, comunidades originárias, comunidades tradicionais, que são os segmentos mais atingidos pelas atuais contra reformas trabalhista, da previdência, terceirização! Precisamos retomar a construção do Projeto Popular para o Brasil Plurinacional, onde um outro jeito ser no mundo é possível: justo e solidário, onde a vida esteja em primeiro lugar”.

A CNBB encerra a nota convocando a população a se aliar em mais este ato. “Essa luta é nossa! Vamos às ruas nesse dia 07 de Setembro e ousemos gritar: ‘Por direitos e democracia, a luta é todo dia!’ e ‘Vida em Primeiro Lugar!’”

 

SERVIÇO

O quê: 23º Grito dos Excluídos

Dia: 7 de setembro/2017

Horário: a partir das 16 horas

Onde: CAIC do Jardim Curitiba I

Informações e entrevistas: Fórum do Grito dos/as Excluídos/as (Ângela Cristina - 62.98431-3168)

 

 


*Com informações do portal Vermelho e da CNBB.
 


06/09/2017

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br