Notícias

Congresso da CUT-GO elege nova direção

Novo presidente da Central é o Professor Flávio Silva, da Adufg. Terezinha Aguiar, do Sintfesp foi reeleita diretora da CUT, desta vez para o cargo de Secretária de Relações do Trabalho.

 

A Central Única dos Trabalhadores – CUT-GO realizou no sábado, dia 12 de agosto, o seu 16º Congresso Estadual – CECUT-GO. Sob o lema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”, o encontro elegeu a nova diretoria da CUT no estado (2023-2027), aprovou o plano de lutas e fez uma homenagem especial à memória da jornalista Maísa Lima, que atuou de 2012 a 2021 na comunicação da Central goiana.

O professor Flávio Silva foi eleito para a assumir a presidência da CUT-GO para o quadriênio 2023-2027. Terezinha Aguiar, do Sintfesp foi reeleita diretora da CUT, desta vez para o cargo de Secretária de Relações do Trabalho. O 16° CECUT-GO Jornalista Maísa Lima foi realizado no auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Mais de 200 delegados e delegadas, eleitos em assembleias de base dos sindicatos filiados, participaram do 16º CECUT-GO.

"Vamos cuidar da CUT"

Diretor do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), Flávio assume a presidência da Central goiana em um momento de reconstrução dos direitos da classe trabalhadora, perdidos nos últimos anos. A nova diretoria terá, como ponto central, retomar esses direitos e avançar na luta dos trabalhadores e trabalhadoras do estado e do país. “Me sinto muito honrado de estar presidindo a CUT. Tivemos seis anos de desgoverno, agora temos um governo que recebe os sindicatos, e o presidente Lula enfatizou que devemos cobrá-lo as nossas demandas. Foram muitos ataques nos últimos anos, os trabalhadores perderam muito no Brasil. Podem contar comigo, que vamos cuidar da CUT”, pontuou o presidente eleito da CUT-GO.

"Precisamos retomar com força total a nossa agenda de lutas"

Diretora de Políticas Sociais do Sintfesp e agora Secretária de Relações do Trabalho da CUT-GO, Terezinha de Jesus Aguiar destaca que a nova direção assume com grandes desafios pela frente: “Nos 40 anos da CUT tivemos muitas conquistas, mas também derrotas. O momento é de resgatar nossos direitos, rever a reforma da previdência, a terceirização e a reforma trabalhista, tão maléficas para a classe trabalhadora. No campo dos serviços e servidores públicos, precisamos retomar com força total a nossa agenda de lutas e reconstruir as políticas públicas e sociais tão caras ao povo brasileiro”, enfatizou Aguiar.

Plano de lutas

Ainda durante o 16° CECUT Goiás, delegados e delegadas aprovaram o plano de lutas e estratégias para os próximos quatro anos. Dentre os pontos, a luta em defesa da democracia, a revisão das reformas trabalhista e previdenciária, luta contra a precarização das condições de trabalho, ampliação de ações de combate à extrema direita, e investimentos na educação básica e nas universidades públicas.

Além destes, a ampliação e o fortalecimento da luta contra as privatizações, a luta pela reforma agrária e pela agricultura familiar, e contra a criminalização do movimento sindical e popular, a definição do salário igual para mulheres e homens, o reforço da luta contra a reforma administrativa e contra o marco temporal, dentre outros pontos.

Participantes debateram ainda temas relacionados à organização sindical e o fortalecimento da classe trabalhadora, além do financiamento dos sindicatos. Pautas específicas de cada categoria também foram tratadas em conjunto no Congresso estadual.

"Esperança freireana"

A diretora de organização e política sindical do Sintfesp-Go/To, Heloiza Massanaro, também participou do CECUT-GO. Ela enfatiza como importante tarefa da nova direção da CUT a luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) público, universal e de qualidade. “O direito à saúde e à educação pública, laica e de qualidade, estão previstos como cláusulas pétreas em nossa Constituição Federal. E o governo, portanto, não pode terceirizar a gestão dessas políticas públicas. Na minha avaliação, essa renovação na direção da CUT em Goiás, em todos os demais estados da federação e também em nível nacional, com a eleição em outubro da nova diretoria da CUT-Brasil nos dão fôlego e esperança ‘freiriana’ para os embates que temos pela frente”, enfatiza Massanaro.

CONCUT

O 16º CECUT também elegeu 33 delegados e delegadas que irão representar a CUT Goiás no 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que ocorre entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo. 

 

*com informações da CUT-GO

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


14/08/2023

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br