Notícias

Reajuste de 9% é aprovado em assembleia por trabalhadoras/es do INSS e Ministério da Saúde de Goiás

Decisão final sobre proposta do governo será das entidades nacionais representativas dos SPFs de todo o país, que também estão consultando suas bases, por meio de assembleias.

Trabalhadoras e trabalhadores do INSS e Ministério da Saúde em Goiás, reunidos em assembleia, decidiram aceitar a proposta do governo de reajuste salarial para 2023. A proposta prevê reajuste linear para servidoras/es públicos civis no percentual de 9,0% sobre a atual remuneração total, a vigorar a partir de 1º de maio de 2023. Estabelece ainda em R$ 658,00 o novo valor do Auxílio Alimentação, também a partir de 1º de maio.

A assembleia, contudo, estabeleceu como fundamental que na Mesa Nacional de Negociação Permanente seja exigido do governo o reconhecimento “das perdas históricas do último período e que elas sejam inclusas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024”. A reivindicação dos/as trabalhadores/as era por um reajuste de 27%, correspondente à inflação do período do governo Bolsonaro.

As decisões da assembleia de Goiás e de todas as assembleias realizadas em outros estados do país foram comunicadas e submetidas à plenária da FENASPS, realizada no sábado, dia 18. As deliberações da reunião da federação devem ser divulgadas em relatório oficial, ainda hoje. As demais entidades nacionais de servidores públicos federais também estão consultando as suas bases.

A assembleia realizada pelo Sintfesp também deliberou outros importantes encaminhamentos:

  1. Defesa da recomposição das chefias do INSS e Ministério da Saúde de modo a não permanecerem os(as) gestores(as) que apoiaram o modelo de destruição do Serviço Público do governo Bolsonaro e que cometeram assédio contra os servidores, de maneira direta, por meio da emissão de normas e por outros meios;
  2. Retomada do trabalho dos Comitês Permanentes no INSS e cumprimento do Acordo de Greve;
  3. Referendou-se na íntegra as deliberações da Plenária da FENASPS realizada em 11/03/2023, detacando-se às seguintes reivindicações:
  • Que se estabeleçam as mesas setoriais de negociação de imediato;
  • Que o governo institua uma data-base para o conjunto dos servidores federais;
  • Equiparação dos auxílios (creche, alimentação, etc.) com o do poder judiciário;
  • Exigir a revogação de legislações (decretos, portarias, normas etc.) que atacaram os direitos dos(as) servidores(as) no último governo;
  • Anistia da reposição dos dias parados na greve de 2022.

Foram eleitas/os na assembleia do Sintfesp-Go/To, no dia 17, e participaram da Plenária Nacional Virtual da FENASPS, no dia 18, as/os dirigentes do sindicato, Grete Nair Tirloni, Mauro Oliveira Mota e Wilma Alves de Almeida e, pela base, a servidora aposentada Olívia Vieira.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534

 


20/03/2023

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br