Notícias

Ato em frente ao Paço Municipal denuncia exonerações arbitrárias de gestores

Trabalhadoras(es) e usuárias(os) das unidades de saúde mental do município de Goiânia realizam na quinta-feira, dia 15 de setembro, em frente ao Paço Municipal, “Ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial”. A manifestação denunciará a exoneração arbitrária das coordenadoras dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Girassol e Noroeste e a exoneração (a pedido) da coordenadora do CAPS Novo Mundo e a substituição das três gestoras por pessoas desqualificadas tecnicamente.

“As pessoas foram nomeadas exclusivamente por apadrinhamento político. Não têm a menor competência e conhecimento necessário das unidades, não têm carreira comprometida com o SUS, não têm diálogo e nem sensibilidade para com as necessidades dos servidores e usuários e os seus vínculos humanos”, destaca a psicóloga Heloiza Massanaro, do Fórum Goiano de Saúde Mental e diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins – Sintfesp-Go/To. Segundo Massanaro, as três gestoras que perderam o cargo tinham total qualificação para o trabalho, sintonia com usuários do serviço de saúde mental, com servidoras(es) das unidades e com as comunidades locais.

Defesa da eleição direta para gestores na saúde

No ato da quinta-feira, além de buscarem audiência com o prefeito e o Secretário de Saúde, as(os) manifestantes vão protocolar junto ao Paço um documento no qual defendem o retorno aos cargos das coordenadoras exoneradas e, como medida permanente, a instituição da eleição direta para a escolha de gestores em todas as unidades de saúde da capital.

Parcerias e apoios

O “Ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial” é uma construção coletiva que, além do Fórum Goiano de Saúde Mental, envolve a parceria e o apoio do Coletivo Desencuca, da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (AUSSM-GO), do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, do Sarau Goiano de Saúde Mental (R)Existimos, do Sintfesp-Go/To e do Sindsaúde-GO.

Sobre os CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.
Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

 

Serviço:
Ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial
Data: 15 de setembro (Quinta-feira)
Horário: concentração às 8h
Local: em frente ao Paço Municipal - Av. do Cerrado, n° 999 – Park Lozandes, Goiânia-GO

 


Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


13/09/2022

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br