Notícias

100 mil pessoas na luta contra o preconceito e a discriminação

A diretoria colegiada do Sintfesp-Go/To participou e apoiou a 27ª do Orgulho LGBTQIPA+ de Goiânia, realizada neste domingo, dia 4 de setembro. O tema deste ano foi “Todes, todas e todos votemos com orgulho”.

O objetivo foi mobilizar a população para, nestas eleições de 2022, votar em candidatas(os) que não discriminem ou pratiquem preconceito contra esta comunidade.

Segundo a organização da manifestação, participaram cerca de 100 mil pessoas.

DIREITO DE AMAR

“Foi muito bom! Vi pessoas alegres, acolhedoras, que lutam tão somente para exercerem seus direitos como pessoas humanas. São pessoas que amam e querem ser amadas como elas são, sem discriminação”, destacou a diretora do Sintfesp Wilma Alves de Almeida. Ela avalia que o ato foi importante alerta para a população goiana e brasileira sobre o processo eleitoral. “Está claro que têm dois projetos em disputa: um que respeita e diversidade, os direitos humanos e outro que discrimina, alimenta o ódio e o preconceito”.

SOMOS TODOS IRMÃOS

“Toda a sociedade precisa compreender que não pode haver mais espaço para a discriminação. Tomos todos irmãos”, ressalta Terezinha Aguiar, a Teca, também diretora do sindicato. Ela enalteceu a intensa e numerosa participação de pessoas no ato, que demonstra a força viva dos movimentos sociais.

IDENTIDADE

“Esse movimento tem identidade própria e nos chama a atenção para o respeito aos seus direitos, luta por políticas públicas para a comunidade LGBTQIPA+”, enfatiza a dirigente do Sintfesp, Rita Aparecida. Ela considera importante a quantidade de serviços que foram disponibilizados por órgãos públicos e organizações não governamentais durante a Parada que, no entanto, poderiam ter sido mais utilizados pela população presente.

DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS E ASSISTENCIAIS NO INSS

A Parada teve programação o domingo todo, das 8 às 18 horas. Pela manhã foram disponibilizados serviços à comunidade LGBTQIPA+  pela Prefeitura de Goiânia, Defensoria Pública, OAB-GO, GEACRI, Secretaria de Saúde, Astral, AGCDI, GEE, Fórum de Transexuais, Mães pela Igualdade, Fórum Goiano, Sintfesp-Go/To, Sintego e igrejas inclusivas. O Sintfesp prestou um serviço de orientação à comunidade LGBTQIPA+ sobre direitos previdenciários e assistenciais no INSS.

SINTFESP NA LUTA COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Na avaliação da diretora de formação do Sintfesp-Go/To, Grete Tirloni, é fundamental essa atuação do sindicato junto aos movimentos sociais. Ela compreende a importância e centralidade da defesa dos direitos das(os) trabalhadoras(es) do INSS e Ministério da Saúde mas considera tão importante quanto essa aliança e apoio a outras causas e lutas, como a da comunidade LGBTQIPA+.

SINTFESP PRESENTE!

Da direção do sindicato estiveram presentes ao ato Grete Tirloni, Rita Aparecida, Terezinha Aguiar “Teca” e Wilma Alves de Almeida. Da base, participou a servidora pública aposentada Inês Colombo.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE AO ÁLBUM DE FOTOS DA 27ª PARADA DO ORGULHO LGBTQIPA+ DE GOIÂNIA

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


05/09/2022

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br