Notícias

Alerta dos trabalhadores e trabalhadoras do INSS e MS sobre os rumos do Brasil com atual governo

Tudo sobre os assuntos discutidos e encaminhamentos da Assembleia Geral realizada pelo Sintfesp-Go/To essa semana.

 

As direções da Fenasps, da Cntss/CUT e dos sindicatos de base, como o Sintfesp-Go/To, têm atuado forte, incansavelmente, para garantir o cumprimento, pelo INSS, do Termo de Acordo de Greve assinado em maio. Mas não têm ilusões de que com o atual governo o serviço e os servidores públicos serão devidamente valorizados e respeitados em seus direitos. Isso porque este governo tem como projeto estratégico neoliberal terceirizar, privatizar a Previdência Social, o SUS, a Assistência Social, as políticas públicas de modo geral.

Essa é uma das conclusões da Assembleia Geral de trabalhadores/as do INSS e Ministério da Saúde realizada pelo Sintfesp-Go/To na quarta-feira, 13/7. A reunião virtual contou com a participação de 21 pessoas e teve informes bastante esclarecedores da diretora da Fenasps, Viviane Peres, da diretora da CNTSS/CUT e Sintfesp, Terezinha Aguiar, e de Tatiane Martins, do Comando Nacional de Mobilização da Fenasps.

Durante quase duas horas foram discutidos três assuntos: A compensação dos dias de greve, a implantação dos comitês de acompanhamento dos serviços previdenciários e a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação no Ministério da Saúde e no SUS. Sobre os dois primeiros pontos ficou evidenciado que nossa representação tem propostas adequadas para a compensação dos dias parados, mas que o governo continua agindo à revelia, como ocorreu com a publicação, pela presidência do INSS, no dia 1º de julho, da Portaria PRESS/INSS Nº 1.461.

MP 1113 é golpe

A Fenasps e a CNTSS também denunciam que enquanto o governo aparentemente dialoga sobre encaminhamentos a partir do acordo de greve, age sorrateiramente no Congresso Nacional, como vem ocorrendo com a Medida Provisória 1113/2022, que restring direitos previdenciários e ataca o Serviço Social do INSS.

MS e SUS

Acerca da Mesa Nacional de Negociação no Ministério da Saúde e no SUS, extinta pelo governo, a assembleia referendou o posicionamento da Fenasps, CNTSS e sindicatos, que reivindicam a sua reinstalação, já que é o principal espaço de diálogo e pactuação sobre a situação dos trabalhadores das três esferas (União, estados e municípios), tendo como uma das questões mais relevantes a discussão sobre plano de carreira, por exemplo.

Alerta

A Assembleia fez um alerta à categoria sobre o quanto tem se ampliado a desigualdade social, a fome, a miséria, a entrega do nosso patrimônio nacional, o desmonte dos serviços públicos, como resultado da vontade política do atual governo federal. Nesse sentido, as eleições são uma esperança concreta para mudar pra melhor o Brasil: “com as eleições temos a possibilidade de barrar esse projeto neoliberal. Por isso temos que falar desse assunto em todos os espaços. Vamos ter que nos dedicar às eleições para tirar esse governo que está aí. Pois é o pior dos piores. Está deixando milícias tomarem conta do país. Tem preparado coisas (ruins) que não sabemos o que será. E nós servidores públicos somos alvo desse governo que só tem foco no neoliberalismo”, enfatizou Rita Aparecida, do Sintfesp.

Assista a íntegra da assembleia

Para todos os trabalhadores e trabalhadoras da base que não puderam participar o Sintfesp-Go/To disponibiliza em seu canal do Youtube a íntegra da Assembleia Geral.  

Para acessar e assistir a assembleia, basta clicar aqui.  

 

Sintfesp-Go/To

Assessoria de Comunicação

Cláudio Marques – DRT 1534


15/07/2022

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br