Notícias

7 bilhões de pessoas com deficiência no planeta. Absoluta maioria ainda sofre discriminação e preconceito!

Maioria dessa população vive (ou sobrevive) nos países em desenvolvimento, como o Brasil, que tem 17 milhões de pessoas com deficiência, boa parte delas ainda estigmatizadas como se fossem incapazes.

.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 03 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, como forma de ressaltar a importância da inclusão dos/as deficientes na sociedade e da eliminação do capacitismo. O capacitismo é o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência a partir da ideia de que são incapazes.

O objetivo desta data comemorativa é promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e do desenvolvimento, e aumentar a consciência sobre a situação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural.

Atualmente, a população mundial é de mais de 7 bilhões de pessoas. Deste total, mais de um bilhão (ou aproximadamente 15%) vivem com alguma forma de deficiência. E deste bilhão de pessoas com deficiência, 80% vivem em países em desenvolvimento, como o Brasil.

O Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica - IBGE, quase metade desse número – 49,4% – é de idosos. Quase 68% da população com deficiência não tem instrução ou possui o ensino fundamental completo.

 

Fontes: site do Senado e Diversa (diversa.org.br)

 

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


03/12/2021

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br