O SINTFESP-GO/TO é aliado e está na luta pelo fim dos estigmas e de todas as formas de preconceitos que, infelizmente, ainda persistem contra pessoas que vivem com HIV.
Atualmente, graças ao avanço da ciência, as pessoas que vivem com HIV podem ter acesso a terapias de prevenção e de tratamento, o que – com os devidos cuidados – possibilita viver quase que normalmente. Infelizmente, o que permanecem, após 40 anos da epidemia de AIDS, são os estigmas e os preconceitos.
Estudo do programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, realizado com 1.784 soropositivos mostra que 64% já sofreram algum tipo de discriminação: 46% por meio de comentários de familiares, vizinhos e amigos, 25% em assédios verbais e 20% chegaram a ter perda de fonte de renda ou foram rejeitados em uma oferta de emprego.
Importante: cerca de 15% dos entrevistados relatam ter sofrido discriminação em serviços de saúde nos 12 meses que antecederam a pesquisa, que foi realizada em sete capitais brasileiras em 2019.
Segundo o estudo, divulgado hoje pelo jornal Folha de São Paulo, entre as atitudes dos profissionais da saúde foram mencionadas, por exemplo, evitar o contato físico (6,8%) e a quebra de sigilo de informação sobre a saúde (5,8%) – o que contraria os protocolos do SUS e leis que garantem que ninguém deva passar por esse tipo de constrangimento ou agressão.
“O estigma é tamanho que 81% dos entrevistados pela Unaids dizem que ainda é muito difícil revelar sua sorologia para outras pessoas”, destaca a Folha.
Neste, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, e todos os dias de nossas vidas, sejamos fraternos, solidários, e principalmente respeitosos e tolerantes com todas as pessoas, inclusive com as que vivem com HIV.
Acesse a íntegra da notícia publicada no jornal Folha de São Paulo: https://outline.com/y2aRfv
SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Boletim Eletrônico, cadastre-se:
Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência
Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul
CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás
(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br