Notícias

GUEDES E BOLSONARO CHANTAGEIAM O POVO E QUEREM APROVAR REFORMAS EM TROCA DO AUXÍLIO BRASIL

Paulo Guedes vem associando o programa Auxílio Brasil às suas reformas impopulares, chantageando o povo para criá-lo, além de acabar com o Bolsa-Família. O governo repete, com isso, o que havia feito em fevereiro passado, quando vinculou o auxílio emergencial à ‘PEC Emergencial‘, que congelou os salários de servidores(as) públicos(as) por 15 anos.

Primeiro, o Ministro disse que o programa seria pago com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do ICMS. Como um cego perdido em tiroteio, passou a dizer que esse auxílio (que é 200 reais menor que o antigo Auxílio Emergencial, que pagou R$600, uma quantia já baixa, de pouco menos de meio salário-mínimo) só seria possível com a aprovação da PEC nº 23/2021, conhecida como ‘PEC do Calote nos precatórios‘. E como se não bastasse, chegou a dizer que o Auxílio Brasil só seria viável caso a Reforma Administrativa (PEC 32) fosse aprovada.

Mas a Reforma Administrativa vai gerar economia aos cofres públicos? Não, muito pelo contrário: nota técnica do Senado Federal, divulgada em maio deste ano, comprovou que a PEC 32 “deverá piorar a situação fiscal da União, seja por aumento das despesas ou por redução das receitas”. Confira aqui a íntegra da publicação.

Como é de praxe do “Sinistro” da Economia, esta afirmação não passa de uma retórica de chantagem. Paulo Guedes foi convidado duas vezes à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para apresentar os estudos que demonstrariam essa “economia”, mas como eles não existem, nunca os apresentou.

Vale lembrar que a PEC 32 não inclui os maiores salários do serviço público em seu texto, como juízes e militares, além de expor os recursos públicos à corrupção.

A política de distribuição de renda não pode ser associada ao sucateamento dos serviços públicos e tampouco ser relâmpago com a duração de um ano, como é o caso do Auxílio Brasil.
A PEC 32 é a morte do Serviço Público!

Diga não à reforma administrativa!

 

*reprodução de card do Fonasefe e texto publicado no site da Fenasps


05/11/2021

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br