Notícias

CNTSS, FENASPS e sindicatos, na luta contra arbitrariedades da GEAP

Entidades nacionais denunciam direção interventora da GEAP por querer romper acordos administrativo-judiciais e por, sem a participação de assistidos e assistidas, estabelecer normativas que autorizem o plano de saúde a retomar aumentos abusivos das mensalidades.

A CNTSS/CUT, a FENASPS e seus sindicatos filiados estão na luta para reverter as mais recentes arbitrariedades da direção interventora da GEAP. Desta vez, a diretoria militar do plano de saúde enviou comunicado individualizado para cada servidor e servidora informando a anulação dos efeitos de acordos administrativo-judiciais assinados entre nossas entidades nacionais e a direção da GEAP. Esses acordos estabeleceram a redução dos reajustes abusivos propostos pela Geap à época.

A FENASPS considera que essa medida, “tomada por burocratas interventores”, além de cruel contra os participantes do plano, é ilegal e imoral. A entidade convoca “todos e todas a lutarem por seus direitos” e afirma que não vai permitir que estes interventores “continuem atacando os/as participantes do plano, excluindo pessoas por causa dos reajustes abusivos”.
A CNTSS, também defensora intransigente dos direitos dos/as assistidos/as da GEAP, informa que os atos discricionários da direção do plano de saúde têm sido combatidos pela representante da Confederação no Conselho de Administração (CONAD), a conselheira Vilma Ramos. Para ela, a medida adotada pela direção da Autogestão éum sinal que o “governo não está para brincadeira e quer mesmo acabar com o direito dos verdadeiros donos da GEAP”. 


A CNTSS e a FENASPS também denunciam a publicação pela GEAP -- a toque de caixa e sem qualquer tipo de diálogo -- da Resolução nº 492, que permite a retomada dos aumentos abusivos e questionam a forma antidemocrática de sua aprovação. Aliás, os representantes do governo, de forma unilateral, enviaram um comunicado aos beneficiários dos Planos de Saúde dando a medida como definitiva!


A FENASPS, a CNTSS e os sindicatos filiados destacam que essas atitudes do governo não foram aprovadas pelo conjunto dos conselheiros e houve uma série de indagações sobre o conteúdo apresentando e a forma como se deu o processo.
A atual e a nova direção eleita SINTFESP-GO/TO e todos os sindicatos filiados à CNTSS e à FENASPS vão prosseguir na luta política e jurídica para barrar mais essa arbitrariedade da GEAP. “Estamos à disposição e conclamamos a categoria para, juntos, atuarmos pela garantia dos nossos direitos”.

Disponibilizamos os links de acesso aos posicionamentos da FENASPS e da CNTSS, publicados em seus sites:
FENASPS: http://fenasps.org.br/2021/05/26/direcao-interventora-da-geap-quer-romper-acordo-administrativo-judicial-benefico-aos-associados/
CNTSS/CUT: http://www.cntsscut.org.br/destaques/3920/cntss-cut-e-contra-resolucao-n-492-da-geap-que-permite-retomada-dos-aumentos-abusivos-e-a-forma-antidemocratica-de-sua-aprovacao

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


10/06/2021

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br