Notícias

Copa América, agora, no Brasil confronta a ciência e a vida, denunciam conselhos estadual e municipal de Saúde

Notas têm apoio do SINTFESP-GO/TO, que tem representação nos dois conselhos

 

A diretoria colegiada do SINTFESP apoia decisão do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia contrária à realização da Copa América, agora, em Goiânia, em Goiás, no Brasil. Para o Conselho o País precisa no momento é de vacinas. Em nota pública o conselho afirma que “a decisão descabida de sediar a Copa América confronta todo o conhecimento científico que vem sendo produzido acerca da transmissibilidade da Covid-19”.

“Vamos continuar gritando que VIDAS IMPORTAM. Essa Copa América não pode vir para Goiás e para Goiânia! Não aceitamos essa atitude antipatriótica”, destaca o documento, assinado pela presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, Celidalva Sousa Bittencourt.

O Conselho Estadual de Saúde (CES-GO) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO) também se manifestaram contra o Brasil (e Goiás) sediar a Copa América, com a pandemia ainda em descontrole. Para o Conselho Estadual, o evento inevitavelmente iria “resultar em aumento de contágio da Covid-19, (...) com o risco real de inserção de novas variantes do vírus, uma vez que receberemos viajantes de vários países”, enfatiza na nota assinada pelo presidente do CES-GO, Venerando Lemes de Jesus.

As notas têm o apoio SINTFESP-GO/TO, que tem representação nos dois conselhos.

No mesmo sentido, o MP-GO expediu recomendação ao Estado de Goiás e à Prefeitura de Goiânia, para que adotem medidas contrárias ao recebimento do evento esportivo. O alerta tem base na deliberação do Centro de Operações Emergenciais (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento do Coronavírus, que em reunião na semana passada, se posicionou unanimemente contrário à realização da competição em Goiás.

 

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534

 


07/06/2021

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br