Notícias

“Os trabalhadores ‘invisíveis’ da saúde e a Covid-19” é tema de live do SINTFESP com pesquisadora da Fiocruz

Transmissão ao vivo, dia 24 às 15 horas, abordará pesquisa da Fiocruz que busca conhecer melhor as condições de trabalho e de vida de profissionais de saúde que atuam nas áreas de limpeza, de cozinha e da segurança, são maqueiros, recepcionistas e motoristas e até técnicos e auxiliares de enfermagem e de saúde bucal, entre outros, somando cerca de 1,5 milhão de pessoas, no contexto de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. Iniciativa do SINTFESP-GO/TO tem parceria da CNTSS/CUT, FIO, SINDSAÚDE-GO e SINT-IFESgo.

 

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins – SINTFESP-GO/TO, por iniciativa de sua Diretoria Colegiada/Diretoria de Formação, realizará dia 24 de fevereiro (quarta-feira), das 15 às 17 horas, uma transmissão ao vivo com o tema: “Os trabalhadores ‘invisíveis’ da saúde e a Covid-19”. O evento abordará a pesquisa “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil” (Fiocruz 2021), tendo como expositora uma de suas coordenadoras, a socióloga e pesquisadora da Fiocruz, Maria Helena Machado.

Segundo a Fiocruz, o objetivo da pesquisa, que teve início em janeiro deste ano, é “lançar luz sobre um universo pouco iluminado da área da Saúde e, assim, buscar e apontar saídas voltadas ao cuidado, à proteção e ao acolhimento”. O foco são os “profissionais invisíveis da saúde” para melhor conhecer suas condições de trabalho e de vida. Segundo Maria Helena Machado aí estão incluídos de profissionais de limpeza, de cozinha e da segurança, maqueiros, recepcionistas e motoristas até técnicos e auxiliares de enfermagem e de saúde bucal, entre outros, somando cerca de 1,5 milhão de pessoas.

São parceiros da iniciativa, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS, a Federação Interestadual dos Odontologistas – FIO, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás – Sindsaúde-GO  e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás – SINT-IFESgo.

Cada entidade terá um/a representante que atuará como debatedor/a: Sandro Cezar, da CNTSS/CUT; José Carrijo Brom, da FIO; Flaviana Barbosa, do SINDSAÚDE/GO; e Elvécio Ângelo do Nascimento, do SINT-IFESgo. 

A live terá transmissão simultânea pelo Facebook e Youtube do SINTFESP-GO/TO e pelo Facebook da CNTSS/CUT, SINDSAÚDE-GO e SINT-IFESgo.

 

Serviço:

LIVE:
“Os trabalhadores ‘invisíveis’ da saúde e a Covid-19”
Expositora: Dra. Maria Helena Machado, socióloga e pesquisadora da Fiocruz

  • Data: 24 de fevereiro - quarta-feira
  • Horário: 15:00 às 17:00

 

Transmissão ao vivo:

https://www.facebook.com/sintfesp
https://www.youtube.com/sintfespgoto
https://www.facebook.com/cntsscut
https://www.facebook.com/SINT.IFESgo
https://www.facebook.com/SindsaudeGO

 

Iniciativa:
SINTFESP-GO/TO

 

Parceria:

  • Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS
  • Federação Interestadual dos Odontologistas – FIO
  • Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás – Sindsaúde-GO
  • Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás – SINT-IFESgo

 

Currículo resumido da expositora e dos/as debatedores:

Expositora


MARIA HELENA MACHADO – socióloga e pesquisadora FIOCRUZ

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Atualmente é pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Regulação em Saúde do Ministério da Saúde em duas gestões: Jan/2003-dezembro/2010. Atualmente é Coordenadora do NERHUS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde e do ObservaRH-ENSP, da Rede de Observatórios de RH- MS/OPAS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Sociologia das Profissões, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, perfis profissionais, gestão do trabalho, regulação do trabalho no Brasil, Mercosul e Regiões de Fronteira. Também está na coordenação geral da pesquisa: Perfil da Enfermagem do Brasil, realizada pelo NERHUS/ENSP em parceria com o COFEN, ABEn e FNE, com apoio do MS e OPAS. Coordena a Pesquisa Avaliativa do Programa Mais Médicos no Brasil realizada pela FIOCRUZ/UNASUS em convênio com o MEC e MS. Coordenadora geral da Pesquisa do Perfil dos Médicos Anestesistas no Brasil; Coordena a pesquisa "A Regulação das Profissões de Saúde: Um Estudo Comparativo dos Continentes"; em parceira com MS/DEGERTS/OPAS- carta acordo. Coordenadora geral da Pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil que está sendo promovida pelas VicePresidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI) da Fundação Oswaldo Cruz.

 

Debatedores/a:

SANDRO ALEX DE OLIVEIRA CEZAR – CNTSS/CUT

Presidente reeleito da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da CUT – CNTSS/CUT (2013 a 2016; e 2016 a 2020); presidente da CUT Rio de Janeiro; secretário Geral do Sindicato dos Agentes de Endemias do RJ (SINTSAUDE/RJ); Ex-dirigente do Sindsprev/RJ e da FENASPS. É formado em Direito pela Universidade Estadual do RJ e foi um dos principais negociadores da campanha salarial e greve/2015 dos servidores do INSS com o Governo Federal.

 

JOSÉ CARRIJO BROM - FIO

Presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), ex-conselheiro Nacional de saúde; membro titular da CISB (Comissão Intersetorial de Saúde Bucal) do Conselho Nacional de Saúde. Diretor de convênios e credenciamentos do Sindicato dos Odontologistas de Goiás (SOEGO).

 

FLAVIANA ALVES BARBOSA –SINDSAÚDE/GO

Educadora Popular, Farmacêutica-Bioquímica, Terapeuta Holística, servidora pública da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e sindicalista. Ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (SINDSAÚDE/GO) por dois mandatos (2014 a 2020); atualmente é Secretária Geral do SINDSAÚDE e Conselheira Municipal de Saúde de Goiânia.

 

ELVÉCIO ÂNGELO DO NASCIMENTO - SINT-IFESgo

Assistente Administrativo há mais de 40 anos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, onde trabalha como atendente. Foi também, por 10 anos, motorista de ambulância do hospital. Lotado atualmente no Núcleo de Internação Regulação de Pacientes. São ao todo 41 anos de vida pública, 36 anos trabalhando diretamente na área de saúde, a maioria do tempo atuando na área emergencial, pronto socorro.

 

 

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534

 


19/02/2021

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br