Prova de vida anual é obrigatória, mas deixou de ser exigida em março como forma de evitar aglomerações nas agências do INSS durante a pandemia do novo coronarírus.
Até 31 de dezembro, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não terão os benefícios bloqueados caso deixem de fazer a prova de vida neste ano por conta da pandemia de covid-19. É que o governo federal só vai voltar a exigir a comprovação em 2021.
A prova de vida anual é obrigatória, mas deixou de ser exigida em março como forma de evitar aglomerações nas agências do INSS durante a pandemia. A suspensão terminaria dia 30/11, mas foi prorrogada pelo governo, já que o risco de contágio pelo novo coronavírus permanece.
A decisão consta da Portaria nº 1.186, do INSS, publicada ontem, 30/11, no Diário Oficial da União. A portaria lembra que, com a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida, o INSS não vai bloquear os créditos dos benefícios previdenciários por falta de realização do procedimento até o fim de janeiro.
*com informações do Correio Braziliense
SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Boletim Eletrônico, cadastre-se:
Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência
Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul
CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás
(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br