Notícias

Plenária da Fenasps aprova indicativo de greve sanitária

Indicativo de greve, que deverá ser submetido a assembleia nos estados, se dá em função da ameaça de reabertura das agências da Previdência Social num dos momentos mais críticos da pandemia do novo coronavírus. As informações são da Fenasps. A pressão dos trabalhadores e trabalhadoras parece ter surtido efeito, pelo menos por enquanto, já que, há um recuo do governo sobre o reinício agora. De todo modo, o Sintfesp orienta a categoria a manter-se alerta e mobilizada!

 

Em plenária virtual da Fenasps, realizada domingo, 5 de julho de 2020, mais de 120 representantes de 16 estados (BA – CE – DF – ES – GO/TO – MG – PA – PI – PR – RJ – RN – RS – SE – SC – SP), após intenso debate de conjuntura, aprovaram orientar os(as) servidores(as) do INSS e ex-MTE a não retornarem ao trabalho enquanto durar a emergência sanitária provocada pela pandemia. "Não podemos transformar os(as) servidores(as) destes órgãos em vetores de transmissão da Covid-19", afirma em nota divulgada em seu site e enviada à imprensa.

"Após pressão dos(as) servidores(as) e entidades, em audiência realizada no dia 2 de julho entre a Presidência do INSS e as entidades sindicais, os representantes do governo recuaram na intenção de retomar as atividades presenciais a partir desta segunda-feira, 6 de julho. Porém, se permanecer a decisão em reabrir as unidades para atendimento ao público a partir do dia 13 de julho, nas atuais condições, os(as) servidores(as) estão orientados(as) a decretar greve sanitária pelo direito à vida e por sobrevivência", destaca o documento.

Segundo o diretor de organização e politica sindical do Sintfesp-Go/To, Mauro Mota, após o recuo do governo federal ainda não há nova sinalização de reabertura por agora das APS. "De todo modo estamos atentos e a qualquer momento, se necessário, convocaremos uma assembleia geral da categoria em para, se for o caso, definirmos sobre a deflagração de uma greve".

Representou o Sintfesp-Go/To na plenária a assistente social do INSS, Ângela Brasil.

*a integra da notícia pode ser acessada no site da Fenasps: http://fenasps.org.br/2020/07/06/em-plenaria-virtual-base-da-fenasps-aproa-indicativo-de-greve-sanitaria/

 

Sintfesp-Go/To

Assessoria de Comunicação


12 - 07/07/2020

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br