Notícias

15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa com o objetivo de promover a conscientização sobre o crescente número de pessoas idosas que são acometidas por algum tipo de violência.

A data torna-se ainda mais importante neste momento, pois alerta para violações dos direitos das pessoas idosas durante a pandemia do novo coronavírus. Sabe-se que a maioria das pessoas idosas está enclausurada em casa. Muitas delas podem ficar abaladas e deprimidas e algumas estão sofrendo também algum tipo de violência.

O Estatuto do Idoso considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Apesar desta importante lei do nosso País e de legislações de defesa dos direitos da pessoa idosa em muitos países, relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado na revista especializada Lancet Global Health, em 2018, alerta que um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência que pode ser visível ou invisível.

Tipos de violência:

NEGLIGÊNCIA
A mais comum, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

ABANDONO
É considerada uma forma extrema de negligência. Ocorre quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis governamentais ou institucionais de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

VIOLÊNCIA FÍSICA
É usada à força para obrigar pessoas idosas a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.

VIOLÊNCIA SEXUAL
Acontece quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA OU EMOCIONAL
É a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar da pessoa idosa, entre eles xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedades ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

VIOLÊNCIA FINANCEIRA OU MATERIAL
É a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Como denunciar:

  • Unidades Municipais de Saúde
  • Delegacia mais perto da residência
  • Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde: 0800 646 1510
  • Disque 100 (Direitos Humanos)
  • 190: Policia Militar para situação de riscos eminentes

 

*Fontes de pesquisa:
https://bit.ly/3e4F0mF; https://bit.ly/3da2khG; https://bit.ly/37utOgy


Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


15/06/2020

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br