Notícias

Misterioso, Rodrigo Maia promete empenho em solução da crise do INSS

Promessa foi feita a dirigentes da CNTSS e FENASPS durante audiência, em Brasília. Terezinha Aguiar e Gilzeli Sampaio, do Sintfesp, participaram do encontro.

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu em audiência representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS/CUT e da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – Fenasps. Foram cobrar do Congresso Nacional ações concretas visando resgatar o verdadeiro motivo de existência da Previdência Social e de seu principal órgão executor de direitos, o Instituto Nacional do Seguro Social: atender bem e com eficiência a população brasileira. De Goiás, participaram a Secretária de Comunicação da CNTSS, Terezinha Aguiar, e a diretora do Sintfesp-Go/To, Gilzeli Sampaio.

“Fomos informar ao presidente da Câmara que não concordamos com a linha e a conduta da Secretaria Nacional de Previdência do Ministério da Economia e, em especial, com a proposta absurda (do governo) de militarização do INSS, com pessoas que não têm capacidade, não têm competência e nem formação adequada para resolver o represamento de milhões de processos no órgão”, destaca a dirigente da CNTSS. “O INSS fechou as portas para a população”, denunciou.

Durante a audiência, agendada por meio dos mandatos dos deputados federais Alexandre Padilha (PT-SP) e Carlos Veras (PT-SE), as pessoas dirigentes da CNTSS e da Fenasps entregaram a Rodrigo Maia documentos cujo conteúdo demonstra que desde 2013 o governo vem sendo alertado sobre o caos que o INSS viraria se a sua força de trabalho não fosse recomposta. “Lembramos a ele (Rodrigo Maia) que o governo foi notificado também, com antecedência, pelo Tribunal de Contas da União, pela Controladoria Geral da União e pelo Ministério Público Federal, mas não tomou providências, em clara demonstração de incompetência o de que desejava mesmo era o sucateamento do INSS”, ressalta Teca.

“Para fazer a prova de vida a pessoa segurada chega a esperar até sete meses, o mesmo ocorrendo com muitas mães cujos filhos já estão com sete meses de idade e ainda não conseguiram receber pela licença-maternidade”, expressou Aguiar ao presidente do legislativo federal.

Após ouvir atentamente, o presidente da Câmara Rodrigo Maria foi misterioso. Disse que “já sabe o que fazer”, mas manteve segredo disso. Afirmou ainda que agendará audiência com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, aquele que teve a coragem de afirmar que “o INSS não precisa de mais servidores” (aff!!!).

A CNTSS e a Fenasps disseram ainda a Rodrigo Maia que desejam dialogar com ele sobre a Medida Provisória 905, que entre outras mazelas, prevê a extinção do Serviço Social do INSS. Também solicitaram a ele que reforce a importância de o novo (velho?) presidente do INSS, Leonardo Rolim. Esta agenda estava marcada para dia 6 de fevereiro, mas ontem (3) as entidades foram informadas de seu cancelamento. A audiência foi ontem (3), no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Também participaram da audiência, pela Fenasps, Carlos Roberto (DF), Cristiano Machado (SP), Laurizete Gusmão (DF), Moacir Lopes (PR) e Túlio Michel (MG); e pela CNTSS, Vilma Ramos (SP) e Valdir Sabino (SP), além dos deputados federais Paulo Pimenta (PT/RS), Alencar Santana (PT/SP).

Acesse cópia a partir de original do ofício entregue de forma conjunta pela CNTSS e Fenasps, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia: http://fenasps.org.br/images/stories/pdf/of.conj.fenasps.cntss.situa.caos.inss-maia_03.02.2020.pdf

 

EM TEMPO: NÃO NOS ESQUEÇAMOS. APESAR DE COLOCAR-SE COMO DISPOSTO A INTERMEDIAR A RELAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL, RODRIGO MAIA É UM DOS MAIORES DEFENSORES DO FIM DA ESTABILIDADE PARA SERVIDORES PÚBLICOS E DE UMA REFORMA ADMINISTRATIVA QUE, SE APROVADA, JOGARÁ NA LATA DE LIXO TODOS OS DIREITOS E CONQUISTAS TRABALHISTAS DE NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. O MESMO RODRIGO MAIA FOI UM DOS PRINCIPAIS ARTICULADORES DA FAMIGERADA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E DA REFORMA TRABALHISTA APROVADA DURANTE O GOVERNO TEMER.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534

 

Baixar arquivo


04/02/2020

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br