Notícias

GDASUS cortada de servidores da auditoria será paga, afirma diretor do DENASUS

“Luta de servidores e servidoras da auditoria do SUS em Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e Rio Grande do Sul valeu a pena. Importante a mobilização que fizeram nacionalmente, com o apoio do Sintfesp, da UNASUS, da CNTSS e da Fenasps”, destaca Francisco Heliodoro Filho, representante da UNASUS em Goiás. "Foi decisiva essa luta da UNASUS com apoio do Sintfesp e das outras entidades nacionais em favor do pessoal lotado nos Serviços de Auditoria do SUS (SEAUD) dos quatro estados", ressalta."O sindicato estará sempre na luta pelos direitos da categoria, reforça Dimas Macário, diretor do Sintfesp-Go/To. "É na luta e unidos que manteremos e ampliaremos as nossas conquistas".

 

O Diretor do DENASUS/MS, Cláudio Azevedo Costa esteve em Goiânia nesta sexta-feira, 27. Ele se reuniu com servidores/as da auditoria do SUS em Goiás e também com o diretor do Sintfesp-Go/To, Dimas Macário. Durante a audiência com o sindicado, Costa confirmou uma informação importante: o corte de seis meses da GDASUS (Gratificação de Desempenho de Atividade de Execução e Apoio Técnico à Auditoria no Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde) de servidores/as dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e Rio Grande do Sul será revisto pelo Ministério da Saúde e o recurso será pago aos prejudicados injustamente. O governo tinha cortado de forma arbitrária a GDASSUS dos servidores destes quatro estados, sob a alegação de que teria havido descumprimento de metas de produtividade. A gratificação corresponde a 56% do vencimento destes/as trabalhadores/as.

Apesar do anúncio, o diretor do DENASUS não soube informar a partir de quando exatamente o dinheiro estará na conta de cada servidor/a. “Vamos nos certificar para não gerar falsas expectativas e, tendo a informação correta, a divulgaremos”, disse à direção do Sintfesp. Segundo Cláudio Azevedo Costa, a situação destes seis meses estará resolvida, mas ele não descarta que no futuro possa haver nova reavaliação da produtividade do setor.

O que o diretor do DENASUS afirmou verbalmente está expressado formalmente em despacho dele próprio, no qual reconhece “a difícil situação de recursos humanos pela qual todas as Seções de Auditoria e a unidade central estão passando, decorrente do abrupto aumento no número de aposentadorias que, obviamente, tem impactado na força de trabalho e na consequente execução de suas respectivas atividades”.

Com base neste e em outros argumentos, Cláudio Azevedo solicitou ao gabinete do Ministro da Saúde a “adoção das providências necessárias ao restabelecimento dos valores referentes a parcela da gratificação excluída no período (2º ciclo de 2018) aos servidores das SEAUD GO, RJ, RS e SE". O DENASUS reconhece ainda que, considerando os limites de pessoal, a auditoria do SUS nestes quatro estados cumpriram “a meta institucional”.

O DENASUS reconhece ainda o que já vínhamos defendendo há muito tempo. É fundamental e necessária “a recomposição da força de trabalho em face da expectativa de aposentadoria em massa”, conforme recomenda relatório do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União: “nesta auditoria, o DENASUS informou que, do total de 721 servidores ativos, 441 estarão aptos a se aposentar em 2016; em 2019 esse número chegará a 476 (...)”.

Outro fator que dificulta o cumprimento de metas, segundo o DENASUS, é “a falta de capacitação de parte dos servidores, o que prejudica a execução das atividades mais complexas”. Daí a recomendação do TCU para que haja "capacitação contínua", já que a falta dela “impactou no alcance das metas de desempenho institucional no 2º ciclo de 2018”, sendo este um “fundamento plausível da admissão”. Também participou da audiência o chefe do Serviço de Auditoria do SUS (SEAUD) em Goiás, Kleber Tempori.

“A luta de servidores e servidoras da auditoria do SUS em Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e Rio Grande do Sul valeu a pena. Foi importante a mobilização que fizeram nacionalmente, com o apoio do Sintfesp, da UNASUS, da CNTSS e da Fenasps”, destaca Francisco Heliodoro Filho, representante da UNASUS em Goiás. "Foi decisiva essa luta da UNASUS com apoio do Sintfesp e das outras entidades nacionais em favor do pessoal lotado nos Serviços de Auditoria do SUS (SEAUD) dos quatro estados", ressalta.

"O sindicato estará sempre na luta pelos direitos da categoria, reforça Dimas Macário, diretor do Sintfesp-Go/To. "É na luta e unidos que manteremos e ampliaremos as nossas conquistas", conclui.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação e foto
Cláudio Marques – DRT 1534

 


27/09/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br