Notícias

Trabalhadores/as do INSS na luta por forma justa de avaliação de desempenho

O servidor da Agência da Previdência Social – APS Goiânia Oeste, Raul Pereira da Silva, a diretora do Sintfesp-Go/To e da CNTSS, Terezinha de Jesus Aguiar, e o diretor do sindicato e da FENASPS, Mauro Mota participaram de audiência com o presidente do INSS, Renato Vieira, na sede da direção da autarquia, em Brasília.

Durante a reunião com o presidente do INSS, uma comissão de servidores/as, representantes da CNTSS e da FENASPS, entregou formalmente a Renato Vieira um documento conjunto com a seguinte pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras:

  • Revogação imediata e suspensão dos efeitos financeiros da Portaria nº 6/SEPRT/INSS, de 2 de agosto, que associa a produtividade à GDASS, em sua parcela institucional, podendo gerar grandes perdas salariais.
  • Fim do assédio moral no trabalho (cobrança de produtividade, remoções à revelia e abertura de PAD’s de servidores por imposição de desvio de função), bem como a relotação de servidores de forma unilateral e sem capacitação previa.
  • Criação de Comitê para construir novos processos de trabalho no INSS e metas exequíveis, combatendo metas abusivas impostas pelo INSS e a transformação do reconhecimento do direito em linha de produção, com a participação das entidades representativas dos/as servidores/as haja vista que o processo de trabalho estabelecido vem ampliando o assédio moral e o adoecimento.
  • Criação de mecanismo automático para emissão de Certidão de Indisponibilidade do Sistema, para expurgo automático quando da aferição do resultado das metas, tendo em vista os impactos diretos causados na execução das tarefas pelos/as servidores/as.

 

Depois de quase quatro horas de diálogo dos representantes da CNTSS e FENASPS com o presidente do INSS, houve acordo nos seguintes encaminhamentos:

1. INSS e Dataprev estabelecerão uma Certidão de Indisponibilidade do Sistema

2. INSS fará ofício circular divulgando a apuração de resultados da GDASS em agosto (a gratificação paga a servidores do órgão, correspondente a mais de 50% dos vencimentos)

3. Reuniões mensais do CGNAD, que é o Comitê Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho (CGNAD) do INSS

4. Inversão de pontuação do 87

5. Criação Comitê para Técnico pra avaliar e propor uma forma justa de aferir a  pontuação dos/as servidores/as. Até amanhã (sexta-feira), a CNTSS e a FENASPS ficaram de indicar cada uma três nomes para comporem o comitê que contará também com a participação de técnicos do INSS

6. Comunicado a toda a categoria informando que fez uma consulta do SIPEC (sistema de pessoal do ministério da economia) sobre trabalho do Serviço Social do INSS


Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534

 


26/09/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br