Notícias

Palestra gratuita “Vamos falar sobre suicídio” ocorre neste sábado

Atividade conta com a participação da jornalista Cleisla Garcia, que é autora de livro sobre o tema. Também serão apresentados dados de suicídio em Goiás. Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do evento.


 

Estatísticas revelam aumento de 12% no número de suicídios entre os jovens brasileiros em pouco mais de uma década. Assim como ocorre no Brasil (e no mundo), em Goiás há um avanço considerável dos casos de suicídio. Registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e da Coordenação de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), da SES-GO, revelam que em 2015 ocorreram 435 casos de suicídio em Goiás. Em 2016, o quantitativo passou para 481 e, em 2017, para 489. No ano passado, foram registrados 470 casos. As notificações também mostram que o maior número de suicídio ocorre com as pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 29 anos.

Em função da importância e gravidade do assunto, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), como apoio do Conselho Estadual de Saúde, promove neste sábado, 14 de setembro, às 15 horas, a palestra “Vamos falar sobre suicídio”, com a jornalista e escritora Cleisla Garcia. O evento será realizado no Auditório Dr. Luiz Rassi, do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), e integra as ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, cujo propósito é alertar a população sobre a gravidade do suicídio e os sinais apresentados pelas pessoas que atentam contra a própria vida.

A palestra a ser ministrada por Cleisla Garcia é destinada, principalmente, a jornalistas e estudantes de jornalismo. Na programação do evento também consta a apresentação dos dados de suicídio em Goiás, feita pela coordenadora de Vigilância de Violência e Acidentes da Gerência de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local.

O Setembro Amarelo, efetivado desde 2015, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em Goiás, a campanha é desenvolvida pela SES-GO, pelas Secretarias Municipais de Saúde e por instituições e entidades da área da saúde.

“Sobre viver”

Goiana, formada pela Universidade Federal de Goiás, Cleisla Garcia também atuou como repórter no Diário da Manhã e na TV Anhanguera. Atualmente, integra a equipe de reportagens especiais da TV Record, em São Paulo. A jornalista é autora do livro “Sobre viver”, lançado em abril do ano passado. A obra foi idealizada quando Cleisla Garcia fez uma série de reportagens sob o tema “Suicídio – Alerta aos Jovens”, pela TV Record.

 

SERVIÇO
Palestra “Vamos falar sobre o suicídio”, com Cleisla Garcia
Data: sábado
Horário: 15 horas
Local: Auditório Dr. Luiz Rassi, do Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG)
Endereço: Avenida Anhanguera, número 6.479 – Setor Oeste

*com informações de Maria José Silva, da Comunicação Setorial SES-GO

 


13/09/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br