Notícias

Sintfesp dialoga com servidor@s das APSs Oeste, Leste, Universitário e Aparecida de Goiânia

Outras visitas em unidades do INSS e Ministério da Saúde estão sendo agendadas.

 

A diretoria colegiada do Sintfesp retomou as reuniões por local de trabalho ou visitas que, periodicamente, sempre realiza. Somente esta semana já percorreu as Agências da Previdência Social APS Oeste, APS Leste, APS Universitário e APS Aparecida de Goiânia.

Entre os assuntos principais a preocupação das/os trabalhadoras/es com o INSS Digital acerca das recorrentes tentativas do governo de promover privilégios para um único setor profissional, ampliando os sacrifícios da absoluta maioria das/os servidoras/es, pela forma abusiva de mensurar o desempenho do trabalho. Esse tratamento desigual gerou um forte movimento nacional, denominado “INSS OFF LINE”, que por meio de Operação Padrão conquistou um recuo do governo e a revogação do Ofício-Circular Conjunto nº 35/DIRBEN/DIRAT/INSS. A Operação Padrão promoveu a paralisação do trabalho no dia 6 de setembro.

Nas quatro reuniões e visitas lembrou que já há muito tempo – juntamente com a CNTSS e a Fenasps – o Sintfesp denuncia as contradições da forma de mensuração do trabalho, por meio de metas inatingíveis, que geram disputa e o adoecimento no trabalho e, na prática, não tem significado melhora na capacidade de atendimento dos/as segurados do INSS país afora. Metas impossíveis de serem cumpridas, também pelas péssimas condições de trabalho.

Apesar do recuo do governo, a categoria sabe que se não mantiver a mobilização novos remédios amargos vêm por aí. Em função disso, o Sintfesp, a nossa federação e a nossa confederação conclamam trabalhadores e trabalhadoras para a possível Caravana para Brasília no dia 24 de setembro quando a presidência do INSS receberá nossas entidades nacionais em audiência. Em pauta, vários assuntos importantes, entre eles a questão das pontuações, a falta de pessoal e o fechamento de agências. “Queremos manter e ampliar nossos direitos a um trabalho digno, bem remunerado e que melhore o atendimento à população. Não aceitaremos retrocessos”, enfatiza o sindicato.

Na reunião de ontem, na APS Leste, e na de hoje, na APS Universitário, também foi discutida a anunciada decisão da gerência do INSS em Goiânia e unificar as duas agências. Colegas de ambas as unidades de trabalho demonstram preocupação e defendem que a decisão considere o que é melhor para o atendimento ao segurado e as condições de trabalho de servidoras/es. Sobre este assunto, o gerente do INSS em Goiânia, Wirley Castro tem dito que unificação de agências só ocorrerá se paralelo a isto for criada uma agência também uma agência específica para benefícios por incapacidade (perícia médica).

Na APS Aparecida a preocupação é com a anunciada transferência da agência para o centro velho da cidade. Apesar da informação, ainda não há condições técnicas e de logística para que isto ocorra de imediato. O sindicato defende que o INSS dialogue e negocie com as/os servidoras/es antes de tomar qualquer decisão definitiva.

Pela diretoria do sindicato participaram pelo menos de uma das quatro reuniões ou visitas as diretoras Gilzeli Sampaio, Rita Aparecida, Terezinha Aguiar e Wilma Alves, e o diretor Mauro Mota.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Texto e foto: Cláudio Marques – DRT 1534

 

 


12/09/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br