Notícias

Dirigente do Sintfesp participa de curso de formação da ECO-CUT

A Secretária de Formação do Sintfesp-Go/To, Jesulina Regis dos Santos, participou em Campo Grande-MS, do primeiro módulo do Curso de Formação de Dirigentes da Escola Centro-Oeste de Formação da CUT (ECO/CUT). O curso tem como objetivo refletir sobre a organização política e econômica da sociedade e a organização da classe trabalhadora ao longo da sua história, com o intuito de preparar os/as dirigentes sindicais para o enfrentamento às mudanças políticas, econômicas e relações de trabalho no cenário atual.

Neste primeiro módulo, no eixo temático “O Sujeito e a Organização da Sociedade”, foi ministrado conteúdo sobre introdução à Teoria Política, abordando a organização da sociedade, sua estrutura (ou base) e superestrutura, as formas de estado e as formas de governo, entre elas a autoritária, a patrimonialista, a escravagista e as que primam pelas desigualdades sociais. “O Homem, a Sociedade e o Estado”, conceito do que seja política, ideologia, aparelhos ideológicos do Estado também fizeram parte dos estudos. Participaram cerca de 30 dirigentes dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e do Distrito Federal.

O curso é realizado em quatro módulos. Os outros três serão de 26 a 28 de setembro, em Palmas-TO, de 24 a 26 de outubro, no Mato Grosso, e de 12 a 14 de dezembro, em Goiânia. No segundo e terceiro módulos serão trabalhados conteúdos como economia política, marxismo, capitalismo, socialismo e comunismo; movimento operário e sindicalismo no mundo e no Brasil, o mundo do trabalho, organização e estrutura sindical e a recente reforma trabalhista imposta pelo governo aos brasileiros.

No último módulo, aqui em nossa capital, ocorrerá a apresentação dos trabalhos de produção final do curso e o Encontro Regional de Formação da ECO/CUT. O primeiro módulo foi realizado de 29 a 31 de agosto. A diretora participou sem ônus financeiro para o Sintfesp.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


06/09/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br