Notícias

Conferência debate direitos da pessoa idosa

Conferência debate direitos da pessoa idosa. Lideranças do Sintfesp-Go/To, Maria Auxiliadora e Geralda Maciel participaram do evento que discutiu os desafios do envelhecimento.

 

A auxiliar de enfermagem aposentada Geralda Maciel, do grupo de aposentados do Sintfesp-Go/To, participou nesta terça-feira, 6 de agosto, da I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Os desafios do envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a conferência teve como público alvo representantes da sociedade civil (pessoas idosas, lideranças comunitárias, membros dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso em Goiânia, representantes de movimentos e organizações não governamentais) e instituições que trabalham com a política do envelhecimento e na defesa de direitos da pessoa idosa.

Participaram ainda representantes de Conselhos Municipais, gestores e trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Estratégia de Saúde da Familiar e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (ESF/Nasf), professores e estudantes de instituições de ensino da rede pública.

Ao todo, 14 municípios foram convidados para o evento, entre eles, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Guapó, Caldazinha, Goianira, Abadia de Goiás, Bela Vista, Bonfinópolis, Cristianópolis, Senador Canedo, São Miguel do Passa Quatro, Santo Antônio de Goiás, Silvânia e Trindade. A organização foi da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com os outros 13 municípios e os Conselhos Municipais do Idoso.

O evento tinha o objetivo de analisar, propor e deliberar diretrizes para a as políticas municipais dos direitos da pessoa idosa, com o objetivo de aprimorar programas e serviços em favor das pessoas que necessitam de garantias de direitos.

Para Geralda Maciel, uma das propostas importantes discutidas e apresentadas durante o evento foi a construção de Centros de Referência do Idoso em Goiânia e em cidades vizinhas. “Os centros teriam equipe multiprofissional de apoio a nós idosos e contaria com serviços de saúde, lazer, esporte e outros, todos para idosos”, explicou.

Geralda Maciel é técnica em enfermagem aposentada. Trabalhou na Santa Casa, na extinga Osego, no Hospital Geral de Goiânia (HGG) e, por último, no Cais Campinas. Ela participou do evento por convite do Serviço Social do grupo Vida Plena, do Sesc-Go. Esteve acompanhada de sua filha, a psicóloga Cláudia Maciel de Faria.

CONTRAPONTO

A servidora aposentada Maria Auxiliadora Teixeira Carlos, também participou da programação. Embora reconheça a importância da conferência, ela avalia que faltou democracia no processo de participação. “A mesa coordenadora dificultou a nossa participação. Tentei apresentar proposta sobre a Reforma da Previdência mas não permitiram. Apresentei proposta de criação de políticas públicas que acompanhem os planos de saúde, já que nós idosos estamos ficando sem condições de pagar, a proposta foi aprovada no grupo, mas suprimiram a minha proposta no plenário”. Auxiliadora considera que devia haver tempo maior para que cada assunto fosse debatido e deliberado. “Pareceu um rolo compressor sobre os idosos”, expressou. Maria Auxiliadora foi datilógrafa, trabalhou durante 20 anos na área da saúde, no HGG e Cais e por último foi redistribuída para o INSS. É formada em Serviço Social.
 

DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO

A palestra de abertura, ocorrida pela manhã, teve como tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, assunto que foi abordado pelo promotor de Justiça Vagner Jerson Garcia, titular da 30ª Promotoria de Justiça de Goiânia, que atua em promotoria especializada na defesa dos direitos dos idosos na capital.

A programação da tarde foi reservada a discussões em quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, e Os Conselhos de Direitos: seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

 

*com informações da assessoria de imprensa do MP-GO.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


06/08/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br