Notícias

Cofen entrega proposta de aposentadoria especial à líder de partido

O objetivo é garantir às/aos profissionais de Enfermagem uma aposentadoria integral e diferenciada. Sintfesp-Go/To apoia reivindicação, “demanda antiga e persistente da categoria, que está exposta a agentes nocivos e jornadas exaustivas de trabalho”, segundo o Cofen.

Em encontro com o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Antônio Marcos, o líder do partido Patriota/MG, deputado Fred Costa, e o também deputado Dr. Frederico, do mesmo partido, receberam proposta de Emenda à PEC 06/2019 (Reforma da Previdência) para que enfermeiros/as, técnicos/as e auxiliares de Enfermagem possuam uma aposentadoria especial, com regras diferenciadas, dentre elas, o salário integral e, pelo menos, 25 anos de contribuição atuando na área.

O documento aguarda parecer de comissão especial na Câmara dos Deputados. Segundo o Cofen, infelizmente, o projeto original não inclui a Enfermagem entre as profissões contempladas com a aposentadoria especial, embora esta seja uma demanda antiga e persistente da categoria, que está exposta a agentes nocivos e jornadas exaustivas de trabalho.

“A equipe de Enfermagem está sujeita a riscos físicos e biológicos, que impactam diretamente na longevidade da vida profissional”, destacou Antônio Marcos aos parlamentares, que se comprometeram em analisar a possibilidade de inclusão do pedido de aposentadoria especial para a Enfermagem na emenda já apresentada para professores e policiais.

O esforço do Cofen e demais entidades representativas, pela via legislativa, visa dar prosseguimento a um entendimento que o Poder Judiciário já adota em reconhecer a atividade profissional dos enfermeiros como de natureza especial.

Fonte: Ascom/Cofen
 


06/05/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br