Notícias

Sintfesp realiza reunião na Agência Goiânia Leste

A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins - Sintfesp-Go/To realizou hoje, 12 de novembro, uma reunião com colegas trabalhadoras e trabalhadores da Agência da Previdência Social Goiânia Leste, na Vila Viana, em Goiânia. O objetivo do sindicato, mais do que repassar informações sobre a sua atuação em defesa dos direitos de servidores do Ministério da Saúde e do INSS, foi ouvir as preocupações da categoria, suas demandas, reivindicações e ideias para o fortalecimento de nossas lutas.

Alguns servidores externaram estar “preocupados” com o momento atual, de transição de governo, por não saberem com segurança como será o relacionamento com os trabalhadores públicos de modo geral, mas também acerca da gestão da Previdência Social e do INSS. Os representantes do sindicato externaram preocupação com notícias que vêm sendo veiculadas pela imprensa, a partir de entrevista do futuro Ministro da Fazenda, Paulo Guedes, segundo as quais o governo Bolsonaro estuda aumentar de 11% para 22% a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos. “Fala inclusive em cortar verbas sociais como a destinada ao pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o que seria uma judiação com a população incapaz de trabalhar, que tem esse direito garantido pela Constituição”, expressou Mauro Mota, diretor de organização e política sindical do Sintfesp. Outra preocupação é saber como o novo governo irá tratar a política salarial dos servidores, “já que atualmente mais de 70% do vencimento da categoria é composta por gratificações”, o que gera insegurança. "O governo fala em estado mínimo. E quando fala isso, mostra o caminho que vai trilhar".

“Uma certeza todos podem ter: o sindicato vai lutar firme e forte, como sempre, pelos direitos de todos os servidores do Ministério da Saúde e do INSS, direitos da classe trabalhadora de modo geral. Claro, contamos com o reforço e participação ativa de cada colega que está com as mesmas preocupações, nos locais de trabalho”, destacou a diretoria.

Os representantes do sindicato informaram ainda que a solicitação formal de restabelecimento do serviço de perícia médica dos servidores do INSS de Goiânia (SIASS), feita ao Ministério do Planejamento, teve resposta. O MP mandou o departamento de pessoal do INSS de Goiânia restabelecer com a máxima urgência o SIASS. E relataram sobre como estão as negociações das entidades nacionais representativas da categoria (Fenasps, CNTSS e outras) com a direção geral da Geap, na busca pela viabilidade econômica do plano de saúde dos servidores, de modo que todos possam usufruir de um plano de qualidade, "que caiba no bolso de cada servidor".

Também participaram da reunião, representando o Sintfesp, as diretoras Wilma Alves de Almeida e Terezinha de Jesus Aguiar.

 

Assessoria de Comunicação

Cláudio Marques - MTE 1534


12/11/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br