Notícias

Seu voto vale uma Nação. Vote consciente!

“Hoje é sempre o dia certo,
de fazer as coisas certas,
da maneira certa.
Depois será tarde”

Martin Luther King
1929-1968

Neste próximo domingo, pela oitava vez após a redemocratização, o destino do Brasil como Nação estará em nossas mãos. É um dos raros momentos em que cada pessoa, independentemente de raça, sexo, condição financeira, credo, classe ou grupo social, tem o mesmo valor e o mesmo poder, por meio do voto.

A situação exige de nós capacidade de discernimento e decisão. A ordem é não esmorecer e saber que a política influencia e determina muito em nossas vidas. É preciso fazer uma profunda reflexão sobre os futuros governantes e legisladores do País. O caminho para tomar a decisão correta, portanto, é votar consciente. Por meio do voto, devemos fazer valer e avançar nossos direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988.

Não nos cabe negar a existência da política. Precisamos atuar para melhorá-la, fortalecer as instituições, a economia, e criar mecanismos de apoio ao setor público para que ele tenha mais qualidade e preste bons serviços ao cidadão.

Vamos votar para deputado federal, deputado estadual, dois senadores/as, governador e presidente da República. Esse gesto cívico exige de cada um de nós buscar informações sobre o programa de governo e as propostas e projetos de cada candidato e candidata. Avaliar as alianças partidárias, conhecer o perfil, a ideologia, o caráter e o passado de cada postulante. E saber que não apenas cargos executivos são importantes, escolher bem deputados e deputadas também é necessário, pois são eles que fazem as leis.

Como servidores públicos, apurar se o candidato/a votou a favor ou contra a reforma trabalhista e as terceirizações desenfreadas, inclusive de atividades fins, que na prática podem significar o fim do serviço e dos concursos públicos. Saber se defende uma justa política de salário mínimo, o décimo terceiro, as férias remuneradas, a aposentadoria digna e tantos direitos que, a cada dia, têm sido tirados de nós e da classe trabalhadora de forma geral.

O candidato ou candidata votou contra ou a favor da Emenda Constitucional nº 95, que congelou por 20 anos os investimentos sociais, em saúde, educação e tantas áreas caras à cidadania? Saber isso é determinante para saber votar!

O voto é livre, claro. Mas deve ser responsável e ter lado: o da defesa das pessoas desprovidas de recursos. Pobres, mas que têm que ter direito à saúde, à educação, a um sistema de segurança eficaz, à cultura, ao lazer, de qualidade.

Para votar, avalie a capacidade de cada candidato/a sobre como deve ser a política econômica do País. Ela visa só superávit primário e beneficiar aos bancos e ao mercado financeiro, ou ela leva em consideração principalmente o desenvolvimento também social do Brasil e de cada cidadão e cidadã? Avalie ainda se luta pela cultura da paz, do amor ao próximo, se respeita as mulheres, se defende o direito à diversidade.

Se você trilhar esse caminho e fizer essas reflexões, sem dúvida, tomará a decisão correta para você e para toda a população brasileira. E poderá cobrar do/a eleito/a a construção de um Brasil melhor, para todas e todos!

Ordem de votação no dia 7 de outubro de 2018:

  • 1º - Deputado Federal
  • 2º - Deputado Estadual
  • 3º - Primeira vaga de Senador/a
  • 4º - Segunda vaga de Senador/a
  • 5º - Governadora/o
  • 6º - Presidente da República

 

A Diretoria Colegiada do Sintfesp-Go/To

 

Goiânia, 4 de outubro de 2018


04/10/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br