Notícias

Servidores da Saúde fazem “Ato dos Intoxicados” antes da grande marcha a Brasília (13/9)

Servidores da ex-Sucam (Funasa) contestam, no Ato dos Intoxicados, o aumento da taxa de mortalidade dos agentes de combate a endemias, como dengue, malária e febre amarela, após o contato com o inseticida DDT. Ato está sendo convocado pela CONDSEF, Fenasps e CNTSS/CUT.

 

A diretoria colegiada do Sintfesp-Go/To expressa seu apoio e total solidariedade aos chamados mata-mosquitos, que realizam um grande protesto às 9h de quinta-feira (13/9), em frente ao Ministério da Saúde em Brasília. Os servidores da ex-Sucam (Funasa) contestam, no Ato dos Intoxicados, o aumento da taxa de mortalidade dos agentes de combate a endemias, como dengue, malária e febre amarela, após o contato com o inseticida DDT. A maioria trabalha sem a proteção adequada contra o produto tóxico e enfrenta graves problemas de saúde, como o câncer. Centenas deles já faleceram. A situação dos servidores chegou a ser reconhecida como questão humanitária.

Um levantamento de dados preliminares coletados nos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso mostrou alto percentual de óbitos em menos de 30 anos depois do uso de inseticidas. Entre os sintomas, tontura, úlcera, gastrite, pressão alta, tremores e até convulsão são os mais apresentados. O objetivo dos servidores é recuperar a saúde e a dignidade. O governo deve reconhecer que os mata-mosquitos foram intoxicados no trabalho e garantir tratamento adequado para eles.

O Ato dos Intoxicados está sendo convocado pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - CONDSEF, Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social - Fenasps e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social - CNTSS/CUT (ver nota anexa, em PDF).

Grande Marcha

Assim como os mata-mosquitos, várias categorias realizam atos na manhã do dia 13. Logo após os atos, os servidores públicos federais de diversos ministérios – entre eles os da Saúde e Previdência Social – seguem em grande marcha para manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal, que deve ocorrer por volta das 14h. Os pontos principais exigidos são:

  • Direito de greve
  • Negociação coletiva
  • Data-base
  • Anulação das reformas da previdência, trabalhista e da lei de terceirizações
  • Revogação da Emenda Constitucional 95 (congela investimentos públicos por 20 anos)
  • Cumprimento de acordos esquecidos pelo atual governo golpista.

 

Fonte: Sintrasef-RJ
Foto: Site Rondônia Dinâmica

 

 

Assessoria de Comunicação

Cláudio Marques - MTE 1534
 

Baixar arquivo


12/09/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br