Notícias

Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha tem ato público em Goiânia

Ato ocorre a partir das 17 horas, na Vila Cultural Cora Coralina. Reconhecida pela ONU em 1992, data é lembrada todo 25 de julho.

 

A diretora do Sintfesp-Go/To, Gilzeli Sampaio, participa da organização do ato que lembra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que ocorre a partir das 17 horas desta quarta-feira, 25 de julho, na Vila Cultural Cora Coralina, no espaço aberto atrás do Teatro Goiânia. A iniciativa é da Rede Goiana de Mulheres Negras e conta com o apoio do Sintfesp, da CUT-GO e de várias outras organizações da sociedade civil organizada. O Movimento Negro Unificado-MNU é um dos principais articuladores do ato em nossa capital.

O ato contará com especial programação cultural, com apreentações de Janaína Soldera, Camila ribeiro e Juliana Jardel, Luz Negra, Renata Zabelê, Cláudia Lúcia, Jéssika Gomes e Isabella Bruno.

Na história

Segundo o Instituto da Mulher Negra Galedés, a população negra corresponde a mais da metade dos brasileiros: 54%, segundo o IBGE. Na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes, de acordo com a Associação Mujeres Afro. Tanto no Brasil quanto fora dele, porém, essa população também é a que mais sofre com a pobreza: por aqui, entre os mais pobres, três em cada quatro são pessoas negras, segundo o IBGE. Em nossa região, a situação é ainda mais alarmante. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dos 25 países com os maiores índices de feminicídio do mundo, 15 ficam na América Latina e no Caribe.

A desigualdade se dá em várias esferas. Em cargos de chefia e de governo, as mulheres negras frequentemente não se vêem representadas. No Brasil, mulheres brancas recebem 70% a mais do que negras, segundo a pesquisa Mulheres e Trabalho, do IPEA, publicada em 2016. Há 25 anos, um grupo decidiu que uma solução só poderia surgir da própria união entre mulheres negras.
Em 1992, elas organizaram o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana, em que discutiram sobre machismo, racismo e formas de combatê-los. Daí surgiu uma rede de mulheres que permanece unida até hoje. Do encontro, nasceu também o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, lembrado todo 25 de julho, data que foi reconhecida pela ONU ainda em 1992.

Assim como o Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março), o 25 de Julho não tem como objetivo festejar: a ideia é fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras e reforçar seus laços, trazendo maior visibilidade para sua luta e pressionando o poder público.

Por isso, no Brasil, no Caribe e na América Latina em geral, diversos eventos de protesto e luta estão sendo planejados para marcar a data. Em Goiânia, o ato de luta ocorre a partir das 17 horas desta quarta-feira, 25 de julho, na Vila Cultural Cora Coralina, na área aberta atrás do Teatro Goiânia.

 

Serviço:

Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Dia? 25 de julho/2018

Horário? 17 horas

Local? Vila Cultural Cora Coralina - espaço aberto atrás do Teatro Goiânia (Rua 3, centro de Goiânia)

 

*com informações do Instituto da Mulher Negra Galedés: https://bit.ly/2LKRoKg

 

Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534


24/07/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br