Notícias

Sintfesp-Go/To exige profunda apuração e responsabilização do Estado no caso do incêndio que matou 9 adolescentes em Goiânia

Participe do ato hoje, às 16 horas, em memória dos nove adolescentes mortes e em solidariedade aos familiares e profissionais que trabalham no Centro de Internação Provisória - CIP, no 7º Batalhão de Goiânia.

 

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins – Sintfesp-Go/To se solidariza com os familiares dos adolescentes que na última sexta-feira (25/5) morreram carbonizados, vítimas de um incêndio no alojamento dentro do 7º Batalhão da Polícia Militar de Goiânia, que era usado para abrigar adolescentes em conflito com a lei. O Sintfesp-Go/To também se irmana aos profissionais educadores que atuam no local.

O Sintfesp exige profunda apuração do ocorrido, inclusive quanto à responsabilização do Estado diante do fato, já que a referida internação dos jovens viola o Sistema Nacional de Medida Socioeducativa-SINASE e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA desde 2013, quando o então governador Marconi Perillo (PSDB) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a transferência dos adolescentes para alojamentos nos batalhões da PM. À época, o TAC apontava várias irregularidades e situações precárias no Centro de Internação Provisória.

Agora, a gestão do governador Zé Eliton justifica princípio de rebelião e nega haver superlotação, chegando ao absurdo de culpabilizar os próprios adolescentes pelo ocorrido! Ora, de acordo com a Constituição Federal, o Estado é o responsável por cuidar de adolescentes em conflito com a lei!

As famílias e a sociedade têm o direito de conhecer os resultados das investigações e medidas adotadas. Mais que isso, exigimos mudanças eficazes que cumpram as determinações da lei e garantam a vida com dignidade e democracia.

 

Ato em memória dos nove adolescentes mortos, e em solidariedade aos familiares e profissionais do Centro de Internação Provisória – CIP Goiânia:

Data: 30/05/2018 (hoje)
Horário: 16 horas
Local: 7º Batalhão da PM – Centro de Internação Provisória - CIP - R. Leonardo da Vince, 52 - Jardim Europa, Goiânia - GO, 74325-020

 

*com informações do site jornalístico Ponte.

 

 

Diretoria Colegiada do Sintfesp-Go/To


30/05/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br