Notícias

Sintfesp esclarece dúvidas de peculistas do INSS e Ministério da Saúde sobre possibilidade de adesão ao plano de Aposentadoria Programada da Viva Prev

Servidores peculistas do Ministério da Saúde e do INSS em Goiás participaram na tarde desta terça-feira, 6 de fevereiro, de assembleia no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins (Sintfesp-Go/To), sobre proposta da Fundação Viva Prev de conversão do pecúlio facultativo para aposentadoria programada.

A pedido do sindicato, a advogada Josilma Saraiva fez longa exposição sobre a história do pecúlio ou pecúlio por morte. A advogada informou que no Brasil o pecúlio ou pecúlio por morte são empregados pelas instituições que operam em seguros sociais, tanto governamentais ou privadas. “É um montante que é enviado para os beneficiários do segurado, quando este falece”.

De modo simplificado, o que a Fundação Viva Prev propõe é uma forma de antecipação ao beneficiário, em vida, de parte do recurso a que seus familiares teriam, após seu falecimento.

A advogada explicou ainda sobre os requisitos exigidos pela Previc (que regulamenta a previdência complementar) e pela Fundação Viva Previdência, que está propondo aos que adiram à conversão do pecúlio facultativo para Aposentadoria Programada.

Josilma Saraiva deixou claro que ela e o sindicato estão repassando didaticamente o máximo de informações mas que “a decisão sobre aderir ou não à proposta é individual e intransferível”.

Sobre a data limite para adesão, dia 12 de fevereiro, estabelecida pela Previc, a diretoria do sindicato informou que a Fenasps ameaça entrar na justiça para garantir seu adiamento. "A federação, aliás, em seus fóruns de deliberação tem orientado peculistas a não fazerem a adesão até que haja novos desdobramentos", informa o diretor da Fenasps, Mauro Mota. A própria Fundação Viva Previdência estaria atuando para adiar a data limite para a adesão.

Argumentos para se estender a data limite para adesão não faltam: a divulgação sobre o assunto foi e continua péssima; as pessoas continuam com muitas dúvidas; a linguagem dos conteúdos de divulgação é de difícil compreensão e muito técnica; o call center funciona mal.

Independente dessas dificuldades, é recomendável que todos os peculistas acessem o site da Fundação Viva Prev (www.vivaprev.com.br) para se cadastrarem ou atualizarem seus dados; e também liguem gratuitamente no 08007205600 e busquem saber em detalhes quanto tem depositado até hoje (em pecúlio) e quais as condições, caso resolvam aderir à Aposentadoria Programada.

O objetivo do sindicato em promover essa reunião foi contribuir para que cada servidor peculista tenha o máximo de informações para tomar a sua decisão.

Da diretoria do Sintfesp participaram Mauro Mota, Terezinha Aguiar e Wilma Almeida.

 

Cláudio Marques
Assessoria de Comunicação
(62) 32248232
comunicacao@sintfesp.org.br


06/02/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br