Notícias

CNTSS/CUT e Sintfesp-GO/TO apoiam a greve geral dos agentes de saúde e de endemias marcada para 20/06

Os ACSs - Agentes Comunitários de Saúde e ACEs – Agentes de Combate às Endemias definiram 20 de junho como data para a greve nacional da categoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada pela Fenasce - Federação Nacional de Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, em 19 de maio, no Recife (PE).

Os trabalhadores reivindicam, principalmente, o reajuste do piso salarial nacional da categoria e o restabelecimento de canal de diálogo com o governo federal, que foi interrompido desde o golpe que levou ao poder o usurpador Michel Temer.

As manifestações serão descentralizadas pelos Estados.

Em reunião de planejamento ocorrida de 25 a 27 de maio, a direção da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social, entidade à qual a Fenasce é filiada, aprovou por unanimidade o apoio à iniciativa dos ACSs e ACEs. A indicação de greve foi apresentada à direção da Confederação pelos representantes da Federação, Robson Teixeira de Góis e Luís Cláudio Celestino de Souza, também dirigentes do Sindacs-BA e Sinasce, respectivamente.

A Confederação também tem em sua estrutura sindicatos estaduais de saúde e sindicatos de trabalhadores federais da Previdência que possuem em suas bases os agentes de saúde e de combate às endemias. Daí o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência dos Estados de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO) aos companheiros e companheiras em luta.

São profissionais que levam para a sociedade as políticas de prevenção à saúde contidas principalmente no Programa Saúde da Família (PSF) e são importantes na consolidação do SUS – Sistema Único de Saúde.

Para o presidente da CNTSS/CUT, Sandro Alex de Oliveira Cezar, é inadmissível que esta categoria fique três anos sem qualquer reajuste salarial: “fizemos um debate durante nossa reunião de Planejamento sobre a necessidade da construção da greve geral dos ACSs e ACEs. O momento é agora. É um período importante em que os trabalhadores do Pais estão mobilizados e fazendo movimentações. Um piso sem reajuste e defasado desestimula o trabalhador. A mensagem é greve geral no próximo dia 20 de junho”.

 


Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT - 12/06/2017

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br