Notícias

CNTSS cobra explicações para atraso da GDASS/GDPST. MP não define data de pagamento

O Ministério do Planejamento ainda não tem data definida para o pagamento da Incorporação das gratificações dos servidores das Carreiras do Seguro Social (GDASS) e da Seguridade Social (GDPST). A informação foi repassada para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) por telefone pelo coordenador-geral de Negociação e Relações Sindicais, José Borges de Carvalho Filho.


A CNTSS estava cobrando um posicionamento do órgão responsável, pois, o primeiro movimento deveria ter acontecido em janeiro, em seguida, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério de Planejamento e Gestão (SEGRT-MP) informou que seria em março e depois, em maio. “É preciso destacar que essa questão foi ponto da greve e termo de acordo de 2015. A lei foi votada em 29 de julho de 2016 e até hoje não conseguiram implantar o sistema, o que parece é que o negociado com os servidores não é prioridade”, informou Terezinha de Jesus Aguiar, secretária de comunicação da CNTSS e diretora de Organização e Política Sindical do SINTFESP.


A SEGRT-MP alega que é difícil definir a data, uma vez que são necessários alguns procedimentos de tecnologia para a implantação do sistema de cálculo, considerando os pontos diferenciados entre os servidores. Apesar de não ter especificado uma data, Borges salientou que estão fazendo todos os esforços possíveis e que o pagamento será retroativo a data de adesão do servidor.


A CNTSS ressalta o compromisso em buscar o diálogo que garanta o pagamento das aposentadorias que já foram revistas ou concedidas a partir de 1º de janeiro, e, caso não seja resolvido, o jurídico será acionado. Destaca-se também o período que já passou após a aprovação da lei, em 25 de julho de 2016, tempo suficiente para adequação do sistema.

 


17/04/2017

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br