Notícias

Cartazes da CUT-RS denunciam deputado relator da Reforma da Previdência no litoral gaúcho

Às vésperas do ano novo, centenas de cartazes da CUT-RS, com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), foram colados em tapumes em várias cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul, denunciando o relator da Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado golpista Alceu Moreira (PMDB-RS).

Os materiais possuem a foto, o nome e o partido do parlamentar, com o título “Procura-se” e o texto “Votou a favor da Reforma da Previdência”. Houve colagem em Osório e praias, como Tramandaí e Cidreira, abrindo um nova fase da luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

“Estamos marcando na paleta quem vota e se posiciona a favor da Reforma Previdência. Não aceitamos trabalhar até morrer e perder o direito de se aposentar. Vamos mostrar a cara de cada deputado e deputada, para que a população saiba quem apoia essa proposta vergonhosa que nenhum candidato ou candidata jamais prometeu em campanha eleitoral”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“Apesar do período de férias de verão, não vamos dar trégua e nenhum descanso aos golpistas, que querem acabar com o direito à aposentadoria e retirar direitos trabalhistas que nunca foram problema para a geração de empregos e para fazer o país crescer”, salienta o dirigente sindical.

Alceu Moreira: parecer relâmpago e voto a favor na CCJ da Cãmara

Os cartazes foram afixados na principal base eleitoral do Alceu Moreira. Natural de Terra da Areia, ele foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Osório. É também afiliado político do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB).

O deputado fez um parecer relâmpago, em menos de 48 horas, favorável à admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da Reforma da Previdência, sem qualquer debate com a sociedade. “Com o voto dele, o texto foi aprovado na madrugada do dia 15 de dezembro na CCJ, uma semana depois de enviada pelo presidente golpista Michel Temer ao Congresso”, critica Claudir.

Houve 31 votos a favor e 20 contra. Dos gaúchos que integram a CCJ da Câmara, também votaram a favor da proposta os deputados Covatti Filho (PP), Darcísio Perondi (PMDB) e José Fogaça (PMDB). Votaram contra a deputada Maria do Rosário (PT) e os deputados Afonso Motta (PDT) e Pompeo de Mattos (PDT).

“Alceu Moreira foi o primeiro que denunciamos, a exemplo dos cartazes que tiverem papel fundamental para desmascarar os traidores do povo durante a Constituinte em 1988”, avisa o dirigente da CUT-RS.

Não existe rombo da Previdência

Claudir destaca que a campanha da CUT-RS em conjunto com várias entidades sindicais visa desmistificar também a farsa do rombo ou do déficit da Previdência.

“A Previdência integra junto com a Saúde e a Assistência Social a chamada Seguridade Social, conforme estabelece o artigo 194 da Constituição de 1988, registrando superávit ano após ano. O governo Temer e a mídia tradicional estão manipulando e escondendo números e informações, como fizeram na época do golpe do impeachment, para fazer o trabalhador pagar o pato e tentar emplacar essa reforma que interessa aos bancos e seguradoras”, ressalta.

Outras iniciativas

Às vésperas do Natal, a CUT-RS também distribuiu milhares de panfletos na Estação Rodoviária de Porto Alegre, aproveitando o embarque de passageiros que passaram o Natal e o Ano Novo no interior do Estado. A atividade contou com o apoio da FeteeSul, do Sinpro-RS e do Sintae-RS, com a participação de dirigentes sindicais e militantes do Levante Popular da Juventude.

Sob o título “O presente de Temer que nenhum trabalhador pediu – Trabalhar até morrer e não se aposentar”, o panfleto esclarece os trabalhadores e dialoga com a sociedade.

Mobilização

No início de fevereiro, na volta do recesso parlamentar, será instalada uma comissão especial na Câmara para discutir a Reforma da Previdência.


03/01/2017

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br