Notícias

7º Congresso Nacional da CNTSS/CUT está acontecendo em Atibaia (SP)

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social realiza de 28 de novembro a 1º de dezembro, na cidade de Atibaia, em São Paulo, seu 7º Congresso Nacional. A edição deste ano tem como eixo central para os trabalhos o tema “A Seguridade Social no atual cenário do Brasil”. Estão sendo esperados cerca de 400 participantes, na sua absoluta maioria delegados e delegadas vindos dos vários Estados representando os Sindicatos e Federações filiados, além de observadores e convidados. O Congresso acontece no Atibaia Residence Hotel, situado à Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, nº 4.746, Jardim Itapetininga, Atibaia – SP.

O “3º Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social” precederá os trabalhos do 7º Congresso. O evento começa na segunda-feira, 28/11, das 14h00 às 18h00, e será coordenado por Maria Aparecida Faria, secretária de Mulheres da CNTSS/CUT e secretária-geral adjunta da CUT Nacional. Participarão dos debates Carmem Foro, vice-presidenta da CUT Nacional; Junéia Batista, secretária Nacional de Mulheres da CUT; Ana Firmino, secretária de Mulheres da CUT/SP; Denise Motta Dau, secretária de Mulheres da Prefeitura de São Paulo; e Rosane Silva, vice-presidenta do Sindicato dos Sapateiros de Ivoti (RS), ex-secretária de Mulheres da CUT Nacional.

A abertura solene está marcada começou às 20h30 deste mesmo dia. Os trabalhos são coordenados por Sandro Alex de Oliveira Cezar, presidente da CNTSS/CUT. A mesa de abertura terá as participações de Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional; Saulo Pedroso de Souza, prefeito de Atibaia; Madalena Margarete da Silva, representante da CUT no CNS - Conselho Nacional de Saúde; Denise Motta Dau, secretária de Mulheres da Prefeitura de São Paulo; Jocélio Drummond de Andrade, secretário Regional da ISP (Brasil) - Internacional de Serviços Públicos; Joe Simões, SEIU – Service Employees International Union.

A programação da terça-feira, 29/11, com início agendado às 9h00, prevê a realização de duas mesas no período da manhã. Serão realizados debates sobre “Análises das Conjunturas Nacional e Internacional” e o “Balanço Político da Gestão”. As atividades do período da tarde terão início às 14h00, com a realização da Conferência com o tema “A Seguridade Social no atual cenário do Brasil”. A programação do dia será encerrada às 17 horas, com a Assembleia Geral dos Trabalhadores da Seguridade Social, que deverá discutir e deliberar sobre as alterações Estatutárias da CNTSS/CUT.

Os trabalhos da quarta-feira, 30/11, terão início às 9h00 com a mesa de debates sobre “A Seguridade Social em foco: retrocessos e perspectivas de lutas perante o atual governo”, que se estenderá até às 12 horas. Neste momento serão destacados três eixos para a discussão: “Sistema Único de Saúde”, “Trabalho e Previdência Social” e “Política de Assistência Social”. No período da tarde, das 13h30 às 18h00, os delegados participarão de trabalhos em grupos para dialogarem sobre políticas gerais e especificas que deverão compor o Plano de Lutas.

O destaque do dia fica para a apresentação, a partir das 18h00, das Chapas que disputarão às eleições para a Direção e Conselho Fiscal da CNTSS/CUT. O pleito acontece até às 20h00, quando será dada posse aos eleitos. Duas novidades marcam as eleições deste ano. Em conformidade com os Estatutos da CUT Nacional, o pleito deste ano deve respeitar o critério de paridade entre gêneros e observar a extensão do mandato para quatro anos, ou seja, pelo período de 2016 a 2020.

O período da manhã da quinta-feira, 01/12, foi reservado para a Plenária final que deverá aprovar as deliberações e o Plano de Lutas da CNTSS/CUT para o próximo quadriênio, votação das moções e conclusão dos trabalhos do 7º Congresso Nacional da CNTSS/CUT. O retorno das delegações para seus Estados está previsto para acontecer a partir das 14h30.



José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
 


29/11/2016

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br