Notícias

11 de setembro, dia de denúncia e defesa do Cerrado brasileiro

O Cerrado é o maior reservatório hídrico da América do Sul, abrigando três grandes aquíferos: o Guarani, o Urucuia e o Bambuí. Neste bioma nascem os principais rios brasileiros, entre eles o Amazonas, Paraná, Parnaíba e Grande.

Essa riqueza hídrica alimenta uma grande diversidade vegetal, cerca de 11.046 espécies dispersas em 37 ambientes, onde a sua distribuição é maior em formações savânicas, seguidas pelas florestais e campestres. Sendo a Savana mais antiga e biodiversa do mundo e a única com formações florestais.

Com enorme abundância de espécies endêmicas, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, tendo mais de 11 mil espécies de plantas nativas catalogadas. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas e a população de aves compreende aproximadamente 837 espécies. Os números de peixes, répteis e anfíbios são elevados, compreendendo mais de mil espécies.

Vivem, trabalham e defendem o Cerrado os vazanteiros, retireiros, geraizeiros, mulheres quebradeiras de coco babaçu, entre aquilombados e indigenatos (camponeses etnicamente diferenciados, conforme caracteriza Darci Ribeiro).

Os Povos do Cerrado constituíram suas territorialidades ocupando as veredas, as várzeas, enfim, as áreas ribeirinhas, manejando o balanço das águas, uma flora e fauna extremamente ricas e, sobretudo nas encostas e chapadas, praticaram a caça e a coleta conformando sistemas agroextrativistas criativamente adaptados às variações das paisagens.

A cultura dos Povos do Cerrado é um patrimônio da humanidade, imprescindível para garantir a sustentabilidade do planeta.Seus saberes populares não se encontram em livros ou computadores, mas nas experiências passadas de boca-a-boca, de geração para geração, arquivados na memória destes povos que conhecem o Cerrado de forma simples, pela vivência e convivência.

Apesar da sua importância, O Cerrado é o bioma mais ameaçado pela expansão do agronegócio baseado na monocultura empresarial, considerada a maior fronteira agrícola deste século, mantendo atualmente apenas 54,5% da sua vegetação nativa.
 

O Dia Nacional do Cerrado é, portanto, de denúncia e chamado à luta em sua defesa!

 

*texto (com pequenas adaptações) extraído do site da CoopCerrado – Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado

**Foto do card: Antonieta de San’Ana

***Arte card:Cláudio Marques/Ascom SINTFESP-GO/TO

 

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
imprensa.sintfesp@gmail.com

 


11/09/2023

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br