Notícias

Sintfesp presente na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás

O evento ocorre em Goiânia e hoje até quarta-feira antecede a Conferência Nacional. Sintfesp participa da conferência que reunirá propostas do Estado para a construção das políticas públicas do SUS para os próximos anos.

 

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES) realiza a 10ª Conferência Estadual de Saúde, de hoje, 29, até quarta-feira, 31 de maio, em Goiânia. O evento ocorre no auditório da Superintendência da Escola de Saúde, na Vila Legionários, em Goiânia. A conferência reune gestores, profissionais/trabalhadores/as de saúde, usuários e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater as políticas de saúde pública.

As discussões da etapa estadual ocorreram nas conferências municipais e também nas 18 regionais de saúde, com a participação de quase 1,4 mil pessoas. 226 municípios foram envolvidos nesse processo. Atualmente, 75% da população goiana dependem exclusivamente do SUS, que é uma das mais importantes políticas públicas do país e um modelo de sistema para o mundo.

As propostas levantadas e aprovadas em Goiás serão levadas à 17ª Conferência Nacional, que será realizada de 2 a 5 de julho deste ano, por meio das/os 96 delegadas/os que serão eleitas/os nesta etapa estadual. O tema da nacional é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”.
 

Sintfesp

Participam como delegadas representantes do Sintfesp-Go/To a diretora de organização e política sindical, conselheira estadual de saúde, Heloiza Massanaro, e a militante de base do sindicato, conselheira municipal de saúde de Goiânia, Rozilda Rodrigues. “É também por meio da participação nas conferências que a gente fortalece e organiza a nossa luta em defesa do SUS”, destaca Rozilda.

A trabalhadora aposentada do INSS e diretora do Sintfesp, Rita Aparecida, também é delegada e participa da conferência, na condição de militante feminista e representante do Centro Popular da Mulher - CPM.

Conferência Magna

A abertura da Conferência Estadual é agora pela manhã conta com a participação do palestrante, Júlio Pontes, conselheiro nacional de saúde e coordenador da comissão intersetorial de políticas de promoção da equidade do Conselho Nacional de Justiça. A pauta seguirá durante os três dias com extensa programação de debates, trabalhos em grupos, que colaborarão para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Acesse aqui à programação completa da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás e 17ª Etapa da Conferência Nacional de Saúde

*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

 

 

Sintfesp-Go/To

Assessoria de Comunicação

Cláudio Marques - DRT 1534

 

 


29/05/2023

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br