Notícias

Sintfesp presente em conferências municipais de saúde em Goiânia e interior

Diretoras e trabalhadoras da base do Sintfesp-Go/To estão participando ativamente da etapa de conferências municipais de saúde, em Goiânia e no interior do estado. Heloiza Massanaro, que é diretora de organização e política sindical da entidade e conselheira estadual de saúde, participou essa semana da Conferência Municipal de Saúde de São Patrício, na Região do Vale do São Patrício.

Terezinha Aguiar, diretora de políticas sociais, Rozilda Rodrigues, militante de base e conselheira municipal de saúde de Goiânia, Rita Aparecida, da diretoria de aposentados, e Wilma Alves de Almeida, diretora administrativa-financeira, estão participando da Conferência Municipal de Saúde de Goiânia. Servidoras aposentadas do INSS e feministas, Rita e Wilma representam o Centro Popular da Mulher.

Objetivo

A conferência da capital começou no dia 15 e termina nesta sexta-feira (17/03). E a de São Patrício foi realizada no dia 15. Ambas têm como objetivo avaliar a situação da saúde local nos aspectos da estrutura de sistemas regionais, linhas do cuidado, redes e modelos de atenção à saúde e formular diretrizes para subsidiar a revisão e elaboração do Plano Municipal de Saúde. O tema central é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Eixos

Para todas as conferências – municipais, estadual e nacionais – estão previstos quatro eixos temáticos a serem debatidos: I- O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

10ª Estadual e 17ª Nacional

As propostas e diretrizes avaliadas e votadas nas conferências municipais foram definidas em etapas microdistritais, distritais e temáticas que ocorreram anteriormente. Os resultados aprovados serão apresentados na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás e, posteriormente, na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em julho, em Brasília.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


17/03/2023

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br