Notícias

Presidente da CNTSS aborda condições de trabalho dos/as trabalhadores/as do SUS durante Conferência Livre de Saúde de Goiás 2022

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO) se juntou a outras entidades sindicais, movimentos sociais e populares para promover a 1ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde de Goiás 2022.

Para falar sobre o tema desta edição "Nas redes e nas ruas em defesa do SUS", o sindicato promoveu uma live, na noite desta quarta-feira (20), com o presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), Benedito Augusto de Oliveira.

Com mediação de Heloíza Massanaro, diretora de Organização e Política Sindical do Sintfesp-GO/TO, o dirigente abordou as condições de trabalho e o vínculo empregatício dos/as trabalhadores/as do SUS, além de reforçar a luta em defesa do sistema de saúde brasileiro.

"Vamos levar para o futuro presidente a proposta de construir uma carreira única no SUS, similar a carreira de estado, de criar um fundo de subsídio para o trabalhador do sistema para que possamos ter uma estrutura de salários nacional. Isso atacaria o duplo vínculo, melhoraria a jornada de trabalho, e não aconteceria o que está acontecendo agora, onde as categorias estão lutando de forma individual", afirmou Benedito.

Heloíza reforçou as dificuldades dos/as trabalhadores/as do SUS em decorrência da falta de universalização nas condições de trabalho. "Temos profissionais que tem vínculo com o SUS por meio de concurso, outros por contrato. Temos também trabalhadores em nível federal, estadual, municipal. É tão esfacelado que parece não haver um compromisso claro de quem é o trabalhador dentro do sistema".

Para continuar falando sobre a temática da saúde em Goiás, o sindicato promove outra live, na próxima quarta-feira (27), com a presença de Cleuza Faustino, secretária de Seguridade Social da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), onde será abordado o potencial dos trabalhadores em defesa do SUS público de qualidade para todos/as.

Conferência Livre

A Conferência Livre de Saúde acontece nacionalmente durante este mês de julho e agosto. Em Goiás, a primeira etapa ocorreu no dia 12/07 e abordou os contratos de trabalho na enfermagem. Já no dia 16/07, trabalhadores/as de saúde estiveram na ocupação Beira da Mata, em Aparecida de Goiânia, para conversar com moradores/as da comunidade sobre a participação popular no SUS.

A próxima atividade está prevista para o dia 23 de julho, das 8h às 13h, no Centro de Aulas D da UFG. No dia 30 de julho, das 8h às 17h, ocorre a etapa final na sede do Sindsaúde-GO, em Goiânia, momento em que trabalhadores/as do SUS irão se reunir com movimentos sociais e populares e com usuários/as do sistema.

Cada Conferência Livre estadual irá construir um painel de contribuições, que será levado para debate sobre a situação do SUS no Brasil durante a etapa final nacional, no dia 5 de agosto. Entre as reivindicações feitas pelo Sintfesp-GO/TO durante o evento, está a reabertura da mesa de negociações do Ministério da Saúde (MS) e do SUS, além da garantia de condições dignas de trabalho e progressão de carreira para trabalhadores/as.

Clique aqui para assistir a live completa pelo Youtube do sindicato.

Sintfesp-Go/To

Assessoria de Comunicação

Gabriella Braga


22/07/2022

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br