Notícias

Sintfesp realiza segunda oficina de economia solidária, agora sobre a cooperativa Bordana

Iniciativa visa capacitar e abrir horizontes de servidoras aposentadas do INSS e Ministério da Saúde interessadas em criar um empreendimento social que gere renda extra. Palestrante é Celma Grace, mãe que iniciou a cooperativa de bordadeiras inspirada na dor pela perda da filha e no amor que tinha/tem por ela.

 

O Sintfesp-Go/To dá sequência ao seu projeto de economia solidária envolvendo mulheres trabalhadoras aposentadas do Ministério da Saúde e INSS. A ideia é, com o protagonismo delas, construir coletivamente um empreendimento que gere renda extra, dentro dos princípios do comércio justo e do bem-viver.

No dia 30 de maio foi realizada uma primeira oficina com a professor da UEG e Secretária Executiva da Associação Mulheres Coralinas, Ebe Maria, da Cidade de Goiás. A segunda oficina será no dia 7 de julho e terá como expositora Celma Grace de Oliveira, idealizadora e co-fundadora do Instituto Ana Carol e da Cooperativa de bordadeiras Bordana, de Goiânia.

Para participar basta ser servidora aposentada do INSS ou do Ministério da Saúde, ter disposição para atuar em grupo e vontade de usar a criatividade para conceber um negócio justo e solidário.
Confira a programação, agende-se e faça parte desse movimento!

Agende aí:
Atividade: Empreendedorismo social, cooperativismo e economia solidária – caso Bordana
Expositora: Celma Grace de Oliveira, idealizadora e co-fundadora do Instituto Ana Carol e da Cooperativa de bordadeiras Bordana

  • Data: 7 de julho/2022 – Quinta-feira
  • Horário: 14h30 às 17h
  • Local: Auditório do Sintfesp-Go/To
  • Público-alvo: mulheres servidoras públicas aposentadas do INSS e MS em Goiás
  • Iniciativa: Sintfesp-Go/To – diretorias de Políticas Sociais e de Aposentados

 

NOVAS INSCRIÇÕES:
(62) 32248232
(62) 994044945

 

Sobre a cooperativa

A Bordana é uma cooperativa criada em 2008, no bairro Conjunto Caiçara, em Goiânia, como ação social de emancipação feminina e financeira. Segundo Celma Grace, a inspiração para a iniciativa veio da dor que ela estava sentindo pela perda de sua filha, Ana Carol. “Ana sonhava em ser estilista, desenhava roupas que queria produzir na futura profissão que, infelizmente, nunca chegou a se realizar”, destaca o site da cooperativa.

Compõem o empreendimento social 27 mulheres que além de bordar bolsas, sacolas, roupas e tecidos, aprenderam também a ensinar: hoje são professoras de bordado, instruindo outras mulheres sobre uma nova habilidade que, muitas vezes, não tiveram a oportunidade de aprimorar.


Sobre Celma Grace de Oliveira

Graduada em geografia (PUC/GO), MBA em Gestão de Pessoas e Lideranças (IPOG), apaixonada pelo cooperativismo e por bordados artesanais. Sonhou ser professora e diretora de escola, mas quis a vida que ela trilhasse outros caminhos. Em 2007 transformou a dor em amor e foi buscar força e superação nos projetos sociais e na sabedoria da ancestralidade feminina. Celma é idealizadora e co-fundadora do Instituto Ana Carol e da Cooperativa de bordadeiras Bordana, um negócio social que há 13 anos borda um mundo mais digno e fraterno.

 

Fonte: Cooperativa Bordana


Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534

 


23/06/2022

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br