Notícias

18J: Dia Nacional de Luta por reajuste salarial, JÁ!

Hoje, 18 de janeiro, é Dia Nacional de Mobilização e Luta dos Servidores Públicos Federais de todo o País. Dia de demonstrar a indignação da absoluta maioria das categorias que, a depender do governo e do Presidente da República, estão fora da possibilidade de qualquer reajuste salarial, já que prometeu recomposição apenas para policiais federais e rodoviários federais.

Ao todo, representantes de mais de 40 categorias de servidoras/es participam nesta terça-feira, 18 de janeiro, de atos públicos em frente ao Banco Central e ao Ministério da Economia, em campanha por reajuste salarial.

Nos estados, como forma de apoio à mobilização nacional, as entidades pedem aos trabalhadores/as que “não puxem tarefas e não concluam tarefas” no dia de hoje.
No INSS e no Ministério da Saúde, assim como na maioria das categorias, os salários estão defasados e sem reajuste há pelo menos cinco anos!

A Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada proposta pelo governo e aprovada por seus seguidores no Congresso Nacional prevê apenas, R$ 1,9 bilhão, para reajustes a policiais. “A nossa luta é para que todos os trabalhadoras e trabalhadores do Serviço Público conquistem reajuste salarial. Aumento só pra um único grupo é politicagem do presidente em ano eleitoral. Exigimos justiça”, destaca a diretora de organização e política sindical do SINTFESP-GO/TO, Heloiza Massanaro.

STF

Se o governo mantiver a decisão de conceder reajuste a apenas policiais, provavelmente terá que enfrentar o Supremo Tribunal Federal. É que diante dessa proposta injusta, as entidades nacionais já deliberaram: vão acionar o STF para que decida se é constitucional o governo federal conceder aumento exclusivo para policiais ou se o correto e JUSTO é reajuste salarial a todo o funcionalismo.

GREVE POR AÍ?

As entidades nacionais - entre elas a CNTSS-CUT e a FENASPS - e os sindicatos nos estados, além do dia nacional de luta realizado hoje, já se articulam para deflagrar uma greve geral por tempo indeterminado, caso o governo mantenha a intransigência de reajustar salário de apenas um setor do funcionalismo. Algumas categorias discutem greve já a partir de 14 de fevereiro, enquanto outras dialogam sobre uma paralisação geral no mês de março.

 

SINTFESP-GO/TO
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


18/01/2022

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br