Notícias

Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para a Imprensa será entregue dia 2 de julho

O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, o Sindicato de Jornalistas de Goiás, a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG) entregam dia 2 de julho, às 19 horas, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro o 1 ̊ Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para a Imprensa.

O Prêmio tem como finalidade reconhecer e premiar jornalistas, repórteres, fotógrafos, artistas do traço e estudantes universitários de Goiás em sete categorias diferentes que publicaram trabalhos ligados à temática dos direitos humanos ao longo de 2018 nos veículos estaduais de comunicação.

A iniciativa reverencia a memória de Dom Tomás Balduino, Bispo Dominicano morto em 2 de maio de 2014, incansável defensor dos direitos humanos, dos direitos indígenas, dos trabalhadores sem terra, de comunidades tradicionais, e da justiça social.

Durante a solenidade de premiação serão comemorados os três anos de vida do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino e homenageados três defensores históricos dos Direitos Humanos: Maria Delma Costa, Pedro Wilson Guimarães e Frei Marcos Sassatelli.


Categorias


1. Produção jornalística em texto
Reportagens em texto publicadas em veículos impressos estaduais (jornal e revista).

2. Produção jornalística em áudio
Reportagens, documentários e séries em áudio publicados em emissoras estaduais de rádio.

3. Produção jornalística em vídeo
Reportagens, documentários e séries em vídeo veiculados em canais de TV aberta.

4. Produção jornalística na web
Reportagens multimídia publicadas em sites estaduais da internet.

5. Fotografia
Foto ou série fotográfica publicada em veículos estaduais impressos ou eletrônicos.

6. Arte
Charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos estaduais impressos ou eletrônicos

7. Livro-Reportagem
Reportagens publicadas por estudantes universitários estaduais sem necessidade de editora e com certificação do professor da disciplina cursada.

 

Premiação


Os critérios gerais para a premiação obedeceram ao princípio de estimular a produção jornalística na abordagem de temas ligados aos Direitos Humanos, conforme o disposto na Declaração Universal de Direitos Humanos.

Todos os trabalhos inscritos foram analisados por uma Comissão Julgadora composta por vinte e um profissionais de reconhecida competência – três para cada uma das sete categorias - e escolhidos pela Comissão Organizadora.

Os primeiros e segundos colocados em cada uma das sete categorias receberão o troféu símbolo do Prêmio, criado pelo artista plástico Oscar Fortunato.

A Comissão Organizadora é formada pela diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Angelita Ferreira; integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da UFG, Michele Franco; Claudia Nunes, integrante da coordenação executiva do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino; e Claudio Curado, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás.

 

SERVIÇO:

  • Entrega o 1º Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos para a Imprensa
  • Comemoração dos três anos de vida do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino
  • Homenagem a defensores históricos dos Direitos Humanos: Maria Delma Costa; Pedro Wilson Guimarães; e Frei Marcos Sassatelli.

Data: 2 de julho/2019

Horário: 19 horas

Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Rua 3, nº 1016 – Setor Central, Goiânia-GO

 

*com informações do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


17/06/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br