Notícias

Adufg e CEBES: em defesa da educação pública e do SUS

A universidade pública é patrimônio do povo brasileiro. Contribui para pesquisa, para a garantia de nossa soberania nacional, para que alunos de baixa renda possam ter acesso ao conhecimento e ter melhoria em suas vidas. E o SUS, usado por 100% da população (com 80% dependente dele), também é fundamental para o País. Esses dois patrimônios estão sendo atacados pelo atual governo, com cortes e terceirização ou privatização. A avaliação é dos professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cristiane Lemos e João Batista de Deus, durante entrevista ao vivo, hoje, 8 de maio, ao programa Antena Ligada, da Rádio do Trabalhador.

Convidado pelo Sintfesp-Go/To, João Batista é diretor da ADUFG Sindicato, que representa os professores da UFG. Durante o programa o professor alertou que se o corte de verbas anunciado pelo governo, da ordem de 30% nas universidades públicas, e de 36% nos institutos federais, ocorrer mesmo, na prática inviabilizará o seu funcionamento. “A verba que temos tido nos últimos anos já não é suficiente. Todo ano, há suplementação. Se houver cortes como o MEC anunciou, a universidade não terá como funcionar”, ressaltou. Ele lamenta o que considera uma “chantagem do governo vincular corte ou não na verba da educação à aprovação da Reforma da Previdência”.

Em defesa da educação

Segundo o diretor da ADUFG, como forma de resistência e luta, estudantes, funcionários e professores das universidades públicas de todo o País vão realizar no 15 de maio o “Dia Nacional em Defesa da Educação”. Em Goiás, às 8h haverá um café da manhã no CEPAE-UFG (antigo Colégio de Aplicação), seguido de uma passeata até a Reitoria da universidade, onde serão acolhidos pelo Reitor Edward Madureira Brasil. Às 13 horas, no mesmo dia, está programada a realização de uma Assembleia, na Praça Universitária, mobilizada pelo Adufg Sindicato, Sint-Ifesgo e Diretório Central dos Estudantes, com a participação de estudantes, funcionários e professores da UFG. O ato, que tem o apoio do Fórum Goiano Contras as Reformas da Previdência e Trabalhista – e também do Sintfesp-Go/To – será finalizado com uma nova passeata nas ruas próximas à Praça Universitária. O representante da ADUFG informou ainda que no dia 13, às 14 horas, no Centro de Eventos da UFG, haverá uma Assembleia Universitária, oficialmente convocada pelo Reitor.

Café Cebiano: Saúde em Debate

Já Cristiane Lemos, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), participou do programa para divulgar o projeto de extensão Café Cebiano: Saúde em Debate, que promove hoje às 18 horas na Faculdade de Nutrição e Enfermagem da UFG, debate com o tema “Perspectivas do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás”. A professora informou que atualmente 80% da população brasileira dependem do SUS, sendo que 100% já utilizaram o sistema universal de saúde. Para ela, “se o SUS acabar, será uma barbárie. Muita gente pensa que o SUS é só o posto de saúde. Se esquece que medicamentos de alto custo, o SAMU, flúor na água que a gente bebe, e tantas outras coisas são bancadas pelo SUS”.

Cristiane Lemos considera de importância estratégica a garantia de financiamento para o SUS. Ela ressalta que das três esferas de nosso sistema federativo, a União sempre deixou a desejar quanto à garantia de recursos. “Com a PEC 95, que congela por 20 anos os investimentos em áreas como a saúde, a situação ficou muito pior. Nunca se viu caso igual no mundo. Doenças que estavam sob controle estão de volta. E aparecendo novas”.

No caso de Goiás, a estudiosa critica o fato de o estado priorizar terceirizar a gestão para as chamadas Organizações Sociais (OS), que recebem muito mais recursos do que a gestão pública, precarizam as relações de trabalho e têm compromisso com a saúde como mercadoria. “A saúde é um direito. Não é mercadoria. Porque não é como comprar uma bicicleta. É dignidade. Não é opção mercadológica. As OS têm lógica empresarial. De produção. De terceirizar a mão de obra. A lógica é a do lucro”, denuncia.

A íntegra das entrevistas concedidas ao programa Antena Ligada, da Rádio do Trabalhador, pode ser acessada neste link: https://www.facebook.com/radiotrabalhador/videos/2243587075907342?s=100000625411387&v=e&sfns=mo

 

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534


08/05/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br