Notícias

Karla Baêta: “tragédia em Brumadinho exige reflexão sobre o adoecimento no trabalho”

A Coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Baêta, fez exposição na manhã desta sexta-feira, 8 de fevereiro, como parte da conferência municipal sobre o tema. Com exclusividade ao Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins - Sintfesp-Go/To, ela falou sobre a importância das conferências locais e estaduais, preparatórias à nacional de saúde. “As conferências têm papel fundamental no exercício da cidadania. No contexto atual, a saúde pública é uma das mais inclusivas do país”, destaca. Sobre o tema saúde do trabalhador ela ressalta que o trabalho é elemento central da sociedade, alimenta e complementa outros direitos fundamentais e indissociáveis como a saúde, a moradia, a educação, o lazer. “Mais de 80% de nossa população precisa do trabalho para a sua sobrevivência”.

Sobre o crime da Vale do Rio Doce, em barragem no município de Brumadinho-MG, maior acidente de trabalho da história do Brasil, Karla Baêta afirma que a “tragédia traz uma reflexão sobre o adoecimento no trabalho”. Para ela, essa discussão tem que ser levada para a Conferência Nacional de Saúde, em agosto, exatamente por passarmos por um momento de reestruturação produtiva mundial, em que o emprego precário tende a aumentar. O desafio, conclui, é saber como mudar os ambientes de trabalho para que signifiquem saúde e qualidade de vida.

A conferência temática municipal de saúde do trabalhador ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, no setor Aeroporto, em Goiânia. Do Sintfesp, participaram as diretoras Jesulina Regis dos Santos, Terezinha Aguiar e Waldina Miliolli.

 

Sintfesp-Go/To
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534


08/02/2019

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br