Notícias

Condsef, CNTSS, Fenasps e Sinait dialogam sobre acordo pela redução da mensalidade da Geap

Representantes da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – Fenasps, da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público – Condsef, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS/CUT e do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Sinait têm dialogado com a Geap visando a redução no valor das mensalidades atuais, por considerá-las inviáveis para a maioria dos servidores públicos. O objetivo é buscar alternativas que estanquem a revoada de saídas do plano, em função dos preços, e o viabilizem.

Fenasps, CNTSS/CUT, Condsef e Sinait avaliam que a redução da mensalidade possibilitaria o regresso de muitos servidores para a Geap e contribuiria para um ganho de escala com redução de custeio do plano de saúde.

A Geap não descarta um acordo, mas o condiciona à desistência das cerca de 40 ações coletivas que conquistaram liminares favoráveis aos trabalhadores e impediram altos reajustes, como por exemplo o de 2009, na ordem de 19,94%.

As entidades nacionais de trabalhadores, por sua vez, também topariam um acordo, desde que ele implique em “redução significativa no valor das mensalidades”. O assunto foi pauta em audiência dia 10 de setembro, na sede da Geap, em Brasília.

Há um consenso entre as partes: para a Geap voltar a ser sustentável a União precisa ampliar a sua participação, atualmente na ordem de 80% (usuários) e 20% (governo), aproximadamente. As entidades defendem participação do governo de, no mínimo, 50%!
Participaram da audiência Rogério Expedito, Diretor da Condsef; Mario Vitório, observador técnico; e Laurizete Araújo Gusmão, Diretora da Fenasps.  Representando a Geap, estavam os técnicos Francisco, Assessor Especial, e Adilson, Especialista em Atuarial, além do Assessor Executivo, Duncan Frank Semple.

As informações são de relatório da audiência divulgado pelas quatro entidades nacionais do trabalhadores.

 

Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534

 


17/09/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br