Notícias

EDITORIAL: A orfandade da Nação exige o aprofundamento da democracia

Ou o que significa a demissão do assessor de um governo ilegítimo?

Ou um aviso aos navegantes: daremos rumo a esse País sem prumo!

 

Sim, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Francisco Lopes, foi demitido. Sim, acusado de fazer falcatruas. E daí? Temos algo a ver com isso?

Sim, tudo a ver! O INSS é financiado com o dinheiro do nosso imposto. E o banco de dados do INSS é um dos maiores do planeta, com informações preciosas sobre milhões e milhões de trabalhadores e aposentados. Um banco de dados seria entregue a uma empresa mequetrefe. Um banco de dados que a maior empresa de comunicação do País queria ter.

Você acha correto ENTREGAR PARA A INICIATIVA PRIVADA esse banco de dados tão importante? Você acha correto tirar da Dataprev e do Serpro a responsabilidade de cuidar de dados desses milhões e milhões de brasileiros? E entrega-los para uma empresa particular, cujos interesse NÃO É O PÚBLICO?

Mas, a demissão de um presidente de órgão, o que mais significa? É preciso ler as entrelinhas, analisar de modo amplo o que ocorre em nosso (NOSSO e não deles!!!!!) País. O afastamento do presidente de um dos órgãos mais importantes para a população usuária e/ou beneficiária do sistema previdenciário brasileiro não é um fato isolado neste desgoverno ilegítimo. Dezenas de ministros e assessores, quase diariamente, têm sido nomeados e substituídos, num troca-troca sem fim. Um verdadeiro horror, à revelia do interesse público!

O fato é que o País está à deriva! Quem precisa da proteção social do Estado está abandonado!

Governo a elite capitalista nacional e internacional se locupletam. Rentistas preocupam-se exclusivamente com o tal “superávit primário”. E o povo que exploda e se F... Afinal, Seguridade social, educação, moradia, direitos sociais, pra quê? Pra quem?
O fato é que o Brasil está sem timoneiro. E nós, servidores públicos, somos  “bois-de-piranha” nessa trágica história!!! O Serviço Público é o “culpado” de tanta sangria desatada. Ora, bolas, isso é uma falácia!!!!!

O fato é que a democracia representativa está aos frangalhos. Não nos representa de forma integral.  O fato é que o País precisa retomar o caminho democrático, incluída aí a democracia direta. Temos todos que ter direito a opinar E DECIDIR sobre grandes questões.  O fato é que a solução dos problemas do País não pode estar a cargo apenas de vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e Presidente da República. É óbvio que essa forma de poder é importante, desde que com muitas correções! Mas também é óbvio que só esse tipo de representação não nos serve mais!!!!

O fato é que temos que aprofundar a nossa democracia. É hora de a gente, a população em geral, nós servidores públicos, a sociedade civil organizada, tomarmos a responsabilidade pelos caminhos de nosso País!

Um aviso aos navegantes desse barco chamado Brasil: nós não aceitaremos inertes esse rumo.


Nós, como classe trabalhadora, haveremos de dar prumo ao NOSSO País. Nós, como classe trabalhadora, vamos juntos retomar o caminho de construção de um outro Brasil possível. Solidário, fraterno, profundamente democrático e feliz, para todas e todos, especialmente aquel@s que mais precisam :))


Diretoria Colegiada do SINTFESP


Goiânia, 17 de maio de 2018.

 

*em anexo, em PDF, a íntegra desse editorial. Baixe e compartilhe para seus contatos.

 

** Imagem: Brasil News (reprodução)

 

 

 

Baixar arquivo


17/05/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br