Notícias

Fenasps debate pecúlio e promove encontros setoriais do Seguro Social e da Seguridade Social

Mauro Mota, diretor do Sintfesp e da Fenasps, participou do encontro, que ocorreu em Brasília no último fim de semana.

 

O diretor do Sintfesp-Go/To, Mauro Mota, participou de 9 a 11 de março de Plenária da Fenasps, em Brasília. Além da plenária, no dia 9, foi realizado, também em Brasília, o 2º Encontro Nacional de Peculiastas.

A plenária encontro teve extensa programação, incluindo encontros setoriais dos servidores do Seguro Social, da Seguridade Social, do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Mauro Mota, que é também da nova diretoria da Fenasps, sobre o encontro de peculistas, informa que foi ratificado o adiamento para 2019 da data para peculistas optarem por integrar o plano de aposentadoria programada; e reafirmada a importância de que todos os peculistas atualizem seu cadastro junto à Anviva.  Uma reivindicação da absoluta maioria dos participantes é de que, ao aposentar-se, o servidor receba no mínimo 50% do recurso proveniente do pecúlio depositado religiosamente todo mês. Atualmente, o aposentado só recebe 20% do total. “Houve também muita reclamação quanto ao atendimento do 0800 da Fundação Viva Previdência”, destacou. Segundo Mota, os conselheiros presentes ao encontro se comprometeram a levar as reclamações e reivindicações ao Conselho Deliberativo da Fundação Viva Previdência.

INSS

No encontro setorial do pessoal do Seguro Social (INSS), foi reafirmada a posição unânime contrária ao modelo de INSS Digital que vem sendo implantado pelo governo. “Não somos contra a informatização em si, mas da forma como vem sendo executado, prejudica os servidores e piora o atendimento à população”, ressalta Mauro Mota. De acordo com o dirigente sindical, o projeto de Temer exclui a reposição da força de trabalho (ou seja, quer aposentar o máximo de trabalhadores e não realizar concurso para substituí-los), além do que o sistema também funciona mal. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O encontro setorial da Seguridade debateu as questões dos servidores do Ministério da Saúde. Segundo Mauro, paridade salarial entre trabalhadores da saúde e da previdência, carga horária, as dificuldades dos cedidos pelo MS a estados e municípios, Geap, foram alguns dos assuntos tratados.

A plenária da Fenasps discutiu estratégias para pressionar o governo federal a abrir negociação da Campanha Salarial dos Servidores Púbicos Federais;e  a organização de ato nacional e campanha em defesa do SUS e da Saúde Público. A categoria também pede a demissão do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros e sua substituição por um ministro comprometido com o Sistema Único de Saúde. 

A questão do plano de carreira para as duas categorias, assim como a exigência de reajustes justos - com contribuição governamental de no mínimo 50% - no plano de saúde da categoria (Geap) também são estratégicas na visão das lideranças sindicais representativas dos trabalhadores federais do INSS e do Ministério da Saúde.

Assim que a Fenasps divulgar oficialmente o relatório da plenária e dos encontros, eles serão publicados no site e nas redes sociais do Sintfesp.
 

Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques (MTE 1534)
comunicacao@sintfesp.org.br
(62) 3224-8232


12/03/2018

Boletim Eletrônico, cadastre-se:

 

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência

Travessa César Baiocchi Sobrinho, Quadra F-19, Lote 10, Setor Sul

CEP 74080-130 - Goiânia - Goiás

(62) 3224-8232 | sintfesp@sintfesp.org.br